domingo, 26 de fevereiro de 2012

A questão socioambiental tratada com lucidez

Qual o destino da espécie humana? Vamos superar os problemas socioambientais ou estamos caminhando rumo ao abismo? Esta é uma questão angustiante, mas fundamental, principalmente neste ano de 2012, em que ocorre a Rio+20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. Para falar sobre isso, o programa Ponto de Vista, da TV Câmara, convidou Genebaldo Freire Dias, professor e Diretor do Programa de Mestrado e Doutorado em Planejamento e Gestão Ambiental da Universidade Católica de Brasília. Ele alerta que cada vez mais pessoas vivem em situação de risco socioambiental, e da maneira como a economia e a sociedade de consumo estão estabelecidas, o aumento dos conflitos é inevitável.

Assisti a esse programa e fiquei extasiada de ver a lucidez deste cientista diante de toda a falácia que é o que se convencionou chamar de "desenvolvimento" do ser humano. Observem que desenvolvimento não implica em "evolução" da espécie humana.


A ilustração é um convite à reflexão

Há cerca de um ano, publiquei aqui um texto no qual eu falava sobre a teoria de Malthus. Isso sem contar em diversos outros posts fando sobre a questão ambiental.

Assistam aos 30 minutos de um vídeo esclarecedor e que não deveria estar restrito ao mundo acadêmico. Mas... Quem veicularia tal entrevista no espaço reservado ao BBB? O preço por essas sandices nós teremos de pagar por muito tempo ainda. Esse é mais um post para a reflexão dos leitores.





Um comentário:

  1. Olá, Li. O vídeo ainda está disponível no site da TV Câmara. Não sei porque ele não está disponível aqui no blog.
    Vou verificar o que pode estar acontecendo e restaurar o vídeo aqui. Enquanto isso, assista o vídeo no seguinte link:
    http://imagem.camara.gov.br/internet/midias/TV/2012/02/tvcapontodevista20120217_genebaldo.wmv

    Eu consegui baixar o vídeo através deste link. Espero que você consiga também.
    Obrigada pela visita.
    Abs,
    Eliane Bonotto

    ResponderExcluir

Tô só de olho em você...
Já ia sair de fininho sem deixar um comentário, né?!
Eu gosto de saber sua opinião sobre o que escrevo.
Não tem de ser só elogio... Quero sua opinião de verdade!