domingo, 22 de abril de 2012

Mudar para evoluir



"Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas,

que já têm a forma do nosso corpo e esquecer os nossos
caminhos, que nos levam aos mesmos lugares.
É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos
ficado para sempre, à margem de nós mesmos."

Fernando Pessoa

3 comentários:

  1. Essa é a verdade nua e crua, Eliane... O apego materialista traduz a essência desse texto. Ele fala da alma, e não do corpo. E de modo figurativo chama o corpo de vida, onde a roupa simboliza o corpo e os mesmos lugares são qualquer ponto da terra onde nossos pés podem chegar fisicamente.

    Somos mais do que um corpo vivo que busca uma limitada felicidade até o dia em que nosso fôlego se cessa, uns com mais anos, outros com menos.

    Precisamos viver a vida sem parar de buscar a explicação para onde ela nos levará, pois o ser humano é perfeito demais para apenas nascer, reproduzir e morrer... a vida está "no tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado para sempre, à margem de nós mesmos". Ao concluir a travessia, aonde teremos chegado para não ficar à margem de nós mesmos?

    No corpo há um espírito, e se não trocarmos de roupa e buscarmos o melhor caminho durante a travessia, quando o corpo perecer que herança deixaremos ao espírito?!

    Isso é uma amostra da fé em Deus, onde a travessia da vida pode levar uma alma ao céu, e aproveitei a sabedoria de Fernando Pessoa para dividir contigo os segredos do meu mapa, pois vivo cada dia para que a minha travessia não valha a pena apenas para o corpo, mas que tenha um bom fim para a alma, para que viva uma vida eterna.

    Grande abraço!
    Adriano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, meu amigo Adriano. Essa não é a 1ª vez que acontece de postarmos um texto em nossos blogs que seja exatamente o pensamento recíproco de um de nós.

      Eu estava queremdo postar tudo isso que você escreveu. Queria dizer que somos mais do que um mero vegetal qualquer, que nasce, cresce, se reproduz e morre, sem deixar nada de útil aqui, nem levar nada de aprendizado na nossa bagagem intelecto-espiritual. Ainda por cima, passar todos os anos de uma vida sem sermos felizes, sem exalarmos alegria no ar para que ela contamine os outros, assim como as gripes... Não é isso que desejo para minha vida, definitivamente.

      Em vez de escrever muito, vali-me das belíssimas e concisas palavras de Fernando Pessoa. Elas tiveram o efeito desejado.

      Forte abraço!
      Eliane

      Excluir
  2. Estamos em sintonia, Eliane! E se todo leitor estiver atento perceberá que suas postagens nunca são palavras vans, mas sempre carregam uma boa porção de sabedoria...

    Uma ótima semana!
    Adriano

    ResponderExcluir

Tô só de olho em você...
Já ia sair de fininho sem deixar um comentário, né?!
Eu gosto de saber sua opinião sobre o que escrevo.
Não tem de ser só elogio... Quero sua opinião de verdade!