sábado, 1 de maio de 2010

As Asas Douradas de Mercúrio

Na ausência dele, em geral tudo se aquieta na ilha. As fadas levam uma hora a mais para surgirem pela a manhã, os animais cuidam dos filhotes... Mas com a chegada de Peter Pan, que odeia a letargia, todos começam a movimentar-se novamente.


Mercúrio era o deus romano encarregado de levar as mensagens de Júpiter. Ele era o mensageiro dos Deuses. Era filho de Júpiter e de Bona Dea e nasceu em Cilene, monte de Arcádia. Os seus atributos incluem uma bolsa, sandálias e um capacete com asas, uma varinha de condão e o caduceu. Era o deus da eloqüência, um deus pedagogo, do comércio, dos viajantes e dos ladrões, a personificação da inteligência. Correspondia ao Hermes grego, protetor dos rebanhos, dos viajantes e comerciantes: muito rápido, era o mensageiro. O planeta Mercúrio provavelmente recebeu este nome porque se move rapidamente no céu.
Indiscutivelmente, Mercúrio possui a mente velocíssima, está sempre atento e em guarda, sendo quase impossível ludibriá-lo. Para ele, o absoluto, o mais definitivo dos êxtases, é uma mudança de cenário, ir para qualquer lugar, seja onde for, desde que diferente e distanciado da rotina diária. Outro ponto importante, tempo é o material com que são feitos a vida e os sonhos. Desperdiçá-lo é algo pecaminoso.
Mercúrio é arguto e, como é mentalmente ágil, capta instantaneamente tudo o que vê, ouve ou lê. Suas idéias brotam quando menos se espera, em geral sendo sempre originais e fascinantes. Ele parece permanentemente ocupado em sonhar, pensar, planejar ou fazer.
Mercúrio é, no fundo, um instrutor, impelido a purificar águas lodosas com a claridade do raciocínio e da lógica. A fim de manter sua sagacidade afiada, Mercúrio precisa do estímulo mental ocasional do debate e da discussão.
A sedução mercuriana, por sua admirável inteligência, seu sorriso comovente e triangulado de garotinho, por seus olhos expressivos, cintilantes como estrelas, e também por seus múltiplos talentos, faz-nos sentir como que observando um caleidoscópio vivo.
Ar e água se misturam? Sim, quando a água se junta ao ar em unicidade, a água transforma o ar magicamente em seu próprio elemento, sob a forma de chuva refrescante e doadora de vida, após a qual toda a natureza se refresca.
Quem não gostaria de ter as asas douradas de Mercúrio e poder voar, mesmo que nos pensamentos? Quem saber voar através do tempo, ao passado?

0 comentários:

Postar um comentário

Tô só de olho em você...
Já ia sair de fininho sem deixar um comentário, né?!
Eu gosto de saber sua opinião sobre o que escrevo.
Não tem de ser só elogio... Quero sua opinião de verdade!