domingo, 12 de junho de 2011

Dia dos Namorados

Hoje é Dia dos Namorados. Mais uma daquelas datas comerciais que, às vezes, pode até causar uma briga entre o casal por conta de presentes. Vá entender!

Mas... E quem não tem um namorado ou uma namorada? Relax, caros(as) leitores(as). Atualmente, apesar de reconhecer a dificuldade em encontrar um namorado, minha sugestão é para não comprarem presentes... Nem problemas! Se você está sem namorado, atualmente deve agradecer a Deus. Ahh... Se vocês soubessem quantas coisas maravilhosas se pode fazer quando não se está com um namorado!

Senão, vejamos. Você pode sair para uma compra necessária levando umas amigas e, em seguida, sentar-se num café e ficar horas fazendo uma das coisas que as mulheres mais gostam de fazer, colocar os assuntos em dia. E se deixar, temos assunto para cada um dos 365 dias do ano. Você pode passar uma tarde inteirinha no salão de beleza fazendo tudo que você tem direito, unhas, depilação, tratamentos nos cabelos etc e sem precisar atender o celular de 10 em 10 minutos para dizer que "não vai demorar nada". Você pode passear com seu cachorro e conversar sem estresses com as pessoas que se aproximam para elogiar seu "bebezinho" ou "bebezão". Você pode sair para assistir à estreia de um ballet maravilhoso no Teatro Municipal e depois sair para jantar num restaurante que vocês gostem (sempre é um melhorzinho) porque você vai dividir a conta com suas amigas, naturalmente, sem frustrações de ter de dividir toda e qualquer conta com seu namorado. À noite, você pode grudar no celular e conversar por horas com os amigos que você quiser, tudo com zero de estresse. Você pode ser promovida no trabalho e ganhar mais do que ele estaria ganhando (se você tivesse um namorado, é claro). Você pode ter qualquer problema no carro. Ihh, meninas... Nem me venham com essa de levar o carro em oficina de quintal, né?! Você só leva seu carro na concessionária e o Consultor Técnico resolve tudo e só lhe diz o preço. Você puxa aquela carteira recheada de cartões e paga, com toda tranquilidade, depois de tomar um café expresso batendo um papo com algum(a) vendedor(a). Você não precisa passar os domingos ouvindo aqueles gritos de Goooooolllll... Nem precisa preparar-se psicologicamente para as mesas redondas à noite. Aquelas nas quais eles fazem um monte de "fofoca" sobre a vida dos jogadores de futebol. É... Mas eles "podem", aquilo é comentário esportivo. Fofoca quem faz somos nós ao assistir a algum programa feminino na TV. E, cá entre nós, quantas vezes você não daria preferência por tomar um vinhozinho depois do trabalho com um colega, do gênero masculino, para trocarem figurinhas e dicas sobre o trabalho, e ainda angariar uma ou outra informaçãozinha valiosa?

Bem, fiz um resuminho básico, super rapidamente, das vantagens de você ser uma mulher sem namorado num dia "que fizeram obrigatório" só para que as mulheres ponham uma culpa a mais para carregar nas costas. 


Meninas, há tantos outros itens com vantagens de estar sem namorado hoje... Mas não vamos desdenhar essa espécie que passa toda a juventude tentando encontrar a mulher que substituirá sua mãe num futuro próximo. Talvez alguns deles até tenham alguns predicados. Não estou muito certa, mas nunca se sabe.

Lembrem-se que já estamos na segunda década do século XXI. Para beijar na boca e "namorar" você não precisa ter um namorado. Na realidade, na nossa espécie, não há monogamia na prática, só na teoria. E se você encontrar um espécime macho monogâmico, é porque ele ainda não chegou ao ponto de ebulição com a namorada, noiva, esposa ou o que seja, que foi eleita para o lugar de rainha do lar, antes ocupado pela mãe dele. É questão de tempo, se o macho quer sentir um pouco de alegria num bate papo no mesmo nível do seu. Mas há aqueles que sofrem da síndrome do pânico. Por pior que esteja o relacionamento atual, ele se mantém fiel até o fim, acredito que por medo de talvez chegar até a ser feliz. Esse, só Freud explica. Arrasta um relacionamento totalmente acabado, morto, por medo de enfrentar a mulher chorando atrás dele, como se fosse a última das criaturas. Ela não vai se conformar em ficar sem o título de namorada, noiva ou esposa. Nesses casos, você imagina que você estará amatronada aos 40 anos, depois do 2º filho, sem carreira, sem objetivo de vida, nada. Mas certamente com uma depressão em alto grau.

Conclusão, se você está com os quatro pneus arriados por algum bonitão, que logo ficará careca, barrigudo e aposentado (ai meus sais!), esteja certa de que você não está perdendo nada de bom. Ao contrário, leitora, você está tirando a sorte grande. É sua chance de ouro de não se casar, ter filhos e se transformar na rainha do lar (sinônimo corretamente político para empregada doméstica), totalmente baranga e que ainda vai querer aprender a fazer artesanato. Eca! Fiquem frias, porque o único pelo qual valia a pena fazer o supremo sacrifício de perder minha liberdade, a Kate já pegou. 

Portanto, se eu fosse vocês, juntaria um grupo de amigas e sairia para celebrar a liberdade feminina numa champagnerie. Afinal, foram eles, os homens, que inventaram que as mulheres tinham de ser submissas e não podiam chegar aos 30 anos sem se casar e ter um bando de filhos. Então, no dia de hoje abra os braços, bem abertos, e abrace a sua liberdade... De ser você mesma (sem um amo e senhor).

Meu presentinho é para as leitoras mais românticas, um clip do português Carlos Paredes, já falecido, tocando um fado melodioso que eu, apesar de não gostar deste gênero de canção, gostei muito ao ouvir. Enquanto ouvem, aceitem as rosas vermelhas que o próprio Paredes está a oferecer a cada uma de vocês por entre as ondas dos mares lusitanos.

Fiquem com Carlos Paredes e seu belíssimo fado 'Verdes Anos', enquanto eu vou celebrar a paz de não ter um namorado, não formalmente. Um super Feliz Dia dos Namorados para quem ainda curte essas datas. Procurem sempre a felicidade antes de qualquer outra coisa, depois vem o namorado, OK?!


Esse post é dedicado a uma mulher na flor da idade, bonita, inteligente, doce, serena, educadíssima e um ser humano especialíssimo. Lila, essas rosas são especialmente para você. Viva e seja feliz, acima de qualquer convenção cultural ou social imposta às pessoas.









2 comentários:

  1. Hehehe... o instinto animal nos levará, via de regra, à busca por uma união, seja ela bem sucedida ou não, com um ser da mesma espécie e do sexo oposto. Acho que não depende de uma pressão da sociedade, é próprio do ser humano.

    Mas achei legal e muito criativo seu texto, Eliane! Mesmo que algumas dicas certamente servirão de catalisadoras para a criação de um relacionamento, quem sabe um namoro...

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Adriano, vc captou bem a ideia. rsrsrs

    Abração

    ResponderExcluir

Tô só de olho em você...
Já ia sair de fininho sem deixar um comentário, né?!
Eu gosto de saber sua opinião sobre o que escrevo.
Não tem de ser só elogio... Quero sua opinião de verdade!