domingo, 12 de junho de 2011

Nazareno Vieira de Souza, você conhece?

Reformatando algumas partes do meu blog este fim de semana, descobri, totalmente por acaso, um erro que eu, apesar de todo o cuidado em conferir os dados que publico nos meus textos, jamais poderia imaginar. Quando comecei o blog De Tudo Um Pouco, há pouco mais de um ano, procurei uma frase ou o trecho de algo com o qual eu me identificasse de imediato. Algo que me “denunciasse” imediatamente, como uma foto. Havia uma frase de Charles Chaplin que caiu como uma luva para o que eu procurava.

Durante este quase ano e meio, a frase esteve escrita no blog, na internet, território pertencente a todo o planeta, e ninguém, absolutamente ninguém, sequer cogitou a autoria da bela frase. Muitos me disseram que gostaram muito e haviam copiado aquelas palavras, o que me trazia certa vaidade por tê-las escolhido, pois eu me encontrava nelas. Qual não foi minha surpresa ao ler, também na internet, uma reportagem no Jornal Diário da Amazônia, um periódico do estado de Rondônia, fazendo justiça ao verdadeiro autor daquela frase linda. Hoje, eu tenho o prazer de corrigir o nome do seu autor. Leiam a incrível história de como um pequenino trecho de uma poesia belíssima de um brasileiro, de Porto Velho, em Rondônia, foi atribuída a ninguém menos que o gênio do cinema, Sir Charles Spencer Chaplin Junior.

Matéria do Jornal da Amazônia em texto de Guarim Liberato Jr.
“A poesia do portovelhense Augusto Branco começou nas infovias da internet e já está na Europa. O escritor e poeta rondoniense, Augusto Branco, tem apenas um livro publicado, mas muitos de seus textos são conhecidos por pessoas do mundo inteiro. Usar a internet como meio de divulgação de seu trabalho foi a melhor alternativa que ele encontrou para vencer as dificuldades de quem vive distante dos grandes centros culturais, das grandes editoras e, mesmo assim, quer se conectar com este mundo globalizado. E foi por meio da internet que os textos de Augusto Branco se tornaram populares nas redes sociais e consquistaram a simpatia de muita gente que também curte Paulo Coelho, Pablo Neruda ou Luiz Vaz de Camões. Isso mesmo, pois foi da terra de Camões, a nossa pátria mãe Portugal que veio o convite para o primeiro contrato com uma editora. ‘Um editor da Booksmile, de Portugal, conheceu os meus textos pela internet e estamos negociando uma boa parceria’, comemora Branco.


O 1º livro de Augusto Branco, um poeta rondoniense

O Poema Vida, um de seus textos mais lidos na internet, cuja autoria já foi atribuída até a Charles Chaplin, deverá finalmente ser publicado em livro. O que também chamou a atenção da editora portuguesa Booksmile foi a produção em escala industrial de Augusto Branco. O rondoniense conta que escreve quase todo dia um poema, um aforismo, um texto de auto-ajuda ou qualquer bobagem. ‘Já tenho uma boa produção literária, mas fora o que circula pela internet, a maior parte é praticamente desconhecida’, comenta.

Um de seus textos mais famosos, o Poema Vida, já foi lido em rede nacional na Rede Globo pelo ator Rodrigo Lombardi, no último Domingão do Faustão de 2009. Este mesmo poema possui mais de 200 comunidades na rede social Orkut, estampa diversos perfis nas mais diversas redes sociais e circula como praga viral nos e-mails de auto-ajuda. Para explicar o sucesso, Branco apenas indaga: ‘Quem nunca errou na vida?’

Augusto Branco é o pseudonimo de Nazareno Vieira de Souza, nascido em Porto Velho há 30 anos. Ele conta que o pseudônimo veio do tempo de escola, quando a professora sempre o confundia com um amigo de classe que se chamava Augusto. Então, certo dia a professora de Português pediu para que todos escrevessem um texto literário e assinassem com um pseudônimo. Ele não teve dúvidas, assinou Augusto Branco. ‘Eu só lembrei dos palhaços de Shakespeare, o Augusto e o Branco, que representam opostos da natureza humana, e assinei assim um de meus primeiros poemas’, recorda.

E não é que essa personalidade contraditória acompanha o escritor em seus textos? Mesmo os que podem ser classificados como de auto-ajuda não escondem a contradição do que representa o sucesso, o bem-estar, a felicidade. E, apesar da complexidade da vida, é das coisas simples que Augustro Branco retira inspiração, e, com a nobreza de palhaço é capaz de ‘humilhar-se para ver brotar no rosto o sorriso se alguém’”.


A citação que vocês veem na descrição deste blog, finaliza o Poema Vida, que é equivocadamente atribuída a Charles Chaplin, mas sua autoria é do poeta Augusto Branco, conforme registro na Fundação Biblioteca Nacional, de acordo com os seguintes dados:
Poema: Vida
Autor: Augusto Branco (pseudônimo)
Número de Registro: 449.877
Livro: 845
Folha: 37

Vida
Já perdoei erros quase imperdoáveis,
tentei substituir pessoas insubstituíveis
e esquecer pessoas inesquecíveis.

Já fiz coisas por impulso,
já me decepcionei com pessoas
que eu nunca pensei que iriam me decepcionar,
mas também já decepcionei alguém.

Já abracei pra proteger,
já dei risada quando não podia,
fiz amigos eternos,
e amigos que eu nunca mais vi.

Amei e fui amado,
mas também já fui rejeitado,
fui amado e não amei.

Já gritei e pulei de tanta felicidade,
já vivi de amor e fiz juras eternas,
e quebrei a cara muitas vezes!

Já chorei ouvindo música e vendo fotos,
já liguei só para escutar uma voz,
me apaixonei por um sorriso,
já pensei que fosse morrer de tanta saudade
e tive medo de perder alguém especial (e acabei perdendo).

Mas vivi!
E ainda vivo!
Não passo pela vida.
E você também não deveria passar!
Viva!

Bom mesmo é ir à luta com determinação,
abraçar a vida com paixão,
perder com classe
e vencer com ousadia,
porque o mundo pertence a quem se atreve
e a vida é "muito" para ser insignificante.
Augusto Branco

Várias vezes vi e/ou ouvi Arnaldo Jabor, por exemplo, declarar decisivamente, que determinados textos não eram de sua autoria, apesar da insistência de vários internautas. Não podemos dar crédito, portanto, sem antes dar uma boa conferida, em tudo que encontramos publicado na internet. Ainda há muitos erros toscos passeando pela grande rede mundial.


5 comentários:

  1. Boa tarde

    Sou autor de uma musica, em que adaptei parte do poema " A vida" como letra da mesma.
    Coloquei esse video no youtube, dando informação clara de que a musica é original mas a letra adaptada, pensava eu de poema de charlie Chaplin pois é essa a informação que corre na internet.

    Foi notificado pelo youtube, de que existiu uma reclamação da sua parte no sentido de removerem o video.

    A letra é da sua autoria??

    ResponderExcluir
  2. Olá, Nortada Aventura. Boa tarde. Como está escrito no corpo do texto deste post, trata-se de "Matéria do Jornal da Amazônia em texto de Guarim Liberato Jr."

    No meu blog eu cito os versos finais do poema Vida. Na internet sempre li que esses versos eram de autoria de Charles Chaplin e dei crédito a ele até o dia em que li essa matéria e passei a dar crédito a Augusto Branco, conforme você pode ler nas descrição do meu blog, junto ao título.

    Essa é uma parte do esclarecimento. A outra parte, que me deixou bastante surpresa, foi sua afirmação quanto ao Youtube informar que eu fiz uma reclamação para que um vídeo fosse removido do aplicativo. Isso é absolutamente falso. Eu jamais solicitei que nenhum vídeo fosse removido do Youtube por qualquer motivo que fosse. Não sou autora de nenhuma letra de música ou de poema que tenha a ver com o belíssimo poema "Vida", infelizmente.

    Reclame com o Youtube, pois eu não solicitei NADA neste sentido. Espero ter ajudado de alguma forma.

    Abraços,
    Eliane Bonotto

    ResponderExcluir
  3. boa tarde! fiquei surpresa ao abrir minha conta do youtube e ver meu video VIDA cancelado por direitos autorais. Afinal tive o maior cuidado para não transgredir as leis dos direitos autorais, para mim jurava e tinha o conhecimento que VIDA era de Charles Chaplin, surpresa total ao ver o verdadeiro autor...Peço desculpas! Josy Camarsano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rosy. Boa noite. Por favor, não se desculpe comigo. Leia minha resposta no comentário acima. Eu não movi um músculo sequer para que o Youtube fizesse qualquer movimento no sentido de cancelar nada.

      Eu apenas transcrevi uma "Matéria do Jornal da Amazônia em texto de Guarim Liberato Jr." Acredito que vocês não estão lendo o meu post por inteiro. Eu apenas postei a matéria porque achei interessante o fato de encontrarmos na internet tantos textos que dizem ser de pessoas famosas a ponto de acabarmos pensando que o texto é mesmo da autoria daquela pessoa. Achei só uma curiosidade. Nada além disso!

      Nada tenho a ver com o vídeo VIDA, que, aliás, eu nem sabia que existia. Nunca imaginei que este meu post fosse fazer tamanho buzz por conta de autoria desse poema.

      Obrigada pela sua visita.

      Abraços,
      Eliane Bonotto

      Excluir
    2. Olá Rosy. Boa noite. Por favor, não se desculpe comigo. Leia minha resposta no comentário acima. Eu não movi um músculo sequer para que o Youtube fizesse qualquer movimento no sentido de cancelar nada.

      Eu apenas transcrevi uma "Matéria do Jornal da Amazônia em texto de Guarim Liberato Jr." Acredito que vocês não estão lendo o meu post por inteiro. Eu apenas postei a matéria porque achei interessante o fato de encontrarmos na internet tantos textos que dizem ser de pessoas famosas a ponto de acabarmos pensando que o texto é mesmo da autoria daquela pessoa. Achei só uma curiosidade. Nada além disso!

      Nada tenho a ver com o vídeo VIDA, que, aliás, eu nem sabia que existia. Nunca imaginei que este meu post fosse fazer tamanho buzz por conta de autoria desse poema.

      Obrigada pela sua visita.

      Abraços,
      Eliane Bonotto

      Excluir

Tô só de olho em você...
Já ia sair de fininho sem deixar um comentário, né?!
Eu gosto de saber sua opinião sobre o que escrevo.
Não tem de ser só elogio... Quero sua opinião de verdade!