sexta-feira, 29 de junho de 2012

A Queda de Ícaro

Dizem que um dragão sempre luta de frente para o inimigo, acabando por deixar a retaguarda desprevinida. Quantas vezes lutamos assim, desprevenidamente?

Li uma das mais belas páginas sobre o tema no livro “A casa do meu avô”, de Carlos Lacerda. Na página 183, encontra-se o seguinte texto, no qual hoje me reconheço sensivelmente.

"Da raça de Ícaro dificilmente sobra alguém. Sempre chega a hora em que as asas que pretenciosamente nos damos derretem-se ao sol. E caímos, de qualquer altura. Recentemente, publicou-se um livro que analisa, ampliado e explicado cada pormenor, o quadro de Brueghel que está no museu de Bruxelas, A Queda de Ícaro. Esse quadro por si só vale a viagem à Bélgica. O mais extraordinário ali, a par da pintura, que engloba tantos símbolos e propõe tantos enigmas, é que Ícaro cai no mar mas nada se perturba, em redor.
Do homem que partiu à conquista do espaço, do bicho da terra fascinado pela amplidão, vê-se ainda uma perna. Afora essa perna patética que sobrou da sua derrota, a superfície das águas permanece inalterada. Nada flutua do seu corpo, nem do espírito sobre as águas. Continua o lavrador a sua labuta, o navio a sua rota, a ilha permanece cercada de água por todos os lados, para não deixar de ser uma ilha, os carneiros continuam acarneirados sob o gesto imemorial do pastor que guarda a sua submissão. O céu não dá mostras de cólera nem de indulgência – o céu a que Ícaro pretendeu alçar-se não conhece o perdão. Nada, nada se altera. A intolerável pretensão, o desafio à mediocridade e ao conformismo, que mereceram castigo tamanho, recebem o merecido. A vingança das potestades que ele desafiou está consumada. A queda de Ícaro é a seca advertência a toda rebeldia, a imposição do conformismo. A consagração da mediocridade como regra de bem viver. Tudo em redor vai bem. Ícaro já desapareceu nas águas. Ninguém se dá conta, naquela paz excessiva e suspeita de que um dia essas águas crescerão sobre o mundo, a ilha, o pastor, as ovelhas, os símbolos, as alusões afinal decifradas nesse que tem a força de uma profecia. Depressa todos se conformam, procuram esquecer o episódio..."



Na mitologia grega, Dédalo e seu filho Ícaro foram aprisionados na ilha de Creta. Dédalo, um inventor, usou seu talento para construir dois pares de asas, com os quais ele e seu filho poderiam fugir de sua prisão. O inventor advertiu seu filho Ícaro para que este não voasse muito alto, mas Ícaro ignorou o conselho do pai. Ao subir muito, o sol derreteu a cera que mantinha as asas coladas às costas do jovem, que caiu no mar e se afogou.

O tema inspirado na lenda de Ícaro tem sido tratado desde a Antiguidade, mas não da maneira como Pieter Brueghel o abordou em seu quadro de 1558, A Queda de Ícaro. O pintor deixou de enfatizar a tragédia pessoal do menino para ater-se às reações das pessoas ao redor do acontecimento. Em vez de pintar Ícaro no céu, caindo, Brueghel mostra o jovem já na água. Seu pai, Dédalo, não é retratado na pintura. As únicas partes visíveis de Ícaro são suas pernas, que também já estão desaparecendo no mar. Sua morte, entretanto, não provoca sequer uma onda, e ninguém parece se importar com a situação. Não fosse o título da obra, da mesma maneira, os espectadores poderiam facilmente ignorar esse detalhe narrativo. Na realidade, nenhuma das atividades rotineiras presentes na cena é interrompida pela morte de Ícaro.

Ficha Técnica do quadro
Autor: Pieter Brueghel, O Velho
Onde: Museu Real de Belas-Artes, Bruxelas, Bélgica
Ano: 1558
Técnica: Óleo sobre tela (transposto de um painel)
Tamanho: 73,5cm x 112cm
Movimento: Renascimento Nórdico (Brueghel era flamengo, nascido em Flandres)


Fontes:
- A casa do meu avô, Carlos Lacerda – Ed. comemorativa – Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005
- Site Universia.com.br - Projeto Um Pouco de Arte para sua Vida




2 comentários:

  1. Não vou sair de fininho porque você ama a arte então veja. Meu nome é antonino sou artista plástico minha história começa em 2001 quando conheci o inglês Simon Hamilton que também é admirador da arte e que está fazendo uma grande divulgação dos meus trabalhos. Veja para confirmar minhas palavras o facebook antonino imaginarium e site antonino imaginarium. Neste site informações sobre projeto do Centro de Arte Antonino na cidade de Faverolles-sur-cher, França. Se gostar divulgue com seus amigos ficarei grato.
    Grande abraço antonino

    ResponderExcluir
  2. Olá, Antonio. Obrigada pela visita ao blog.
    Seu trabalho é interessante; não foi à toa que você encontrou um "mecenas". :)
    Desejo-lhe muito sucesso. Parabéns.

    Abraços,
    Eliane Bonotto

    ResponderExcluir

Tô só de olho em você...
Já ia sair de fininho sem deixar um comentário, né?!
Eu gosto de saber sua opinião sobre o que escrevo.
Não tem de ser só elogio... Quero sua opinião de verdade!