domingo, 4 de julho de 2010

História Prussiana de Amor - Parte I

Surpreendi-me, ainda outro dia, ao ler uma história de amor que poderia ser apenas uma bela história romântica de um casal nos anos 30. Entretanto, esta história é especial por ser a história do romance tumultuado do casal Joseph Goebbels e Lida Baarová. Eu mesma nunca havia ouvido falar neste caso na vida de Joseph Goebbels, mesmo já tendo assistido a vários documentários sobre a II Guerra Mundial.
Como a história deste romance é riquíssima em detalhes, mesmo resumindo tive que fazê-la em duas partes. Vamos conhecer este affair, sem mais delongas.

Lida Baarová, cujo verdadeiro nome era Ludmila Babková (1914-2000), foi uma das atrizes mais célebres da ex-Checoslováquia nos anos 30 e trabalhou também em filmes alemães, italianos e espanhóis, conquistando maior popularidade no período em que atuou como contratada da UFA (Universum Film Aktiengesellschaft). Porém, Lida ficou mais conhecida por sua vida fora das telas, como amante de Joseph Goebbels, o poderoso Ministro da Propaganda e Informação do regime hitlerista.
Lida Baarová no início de sua carreira de atriz
A Sra. Magda Ritschel Qiandt divorciou-se de seu primeriro marido, um rico industrial, em 1929. Casou-se com Joseph Goebbels em 1931. Nesta foto vê-se o casal no dia de seu casamento. O menino usando uniforme da Juventude Hitlerista é o filho de 10 anos de Magda, Harold. Hitler, visto atrás deles, tinha interesses pessoais neste casamento.
Casamento de Goebbels com Magda. Na foto, seu filho, Harold e Hitler.
A carreira de Lida Baarová começou em 1931, quando tinha 17 anos. Ela era muito bonita e possuía o que se chama hoje de sex appeal. Portanto, não podia deixar de ser notada pelos realizadores de filmes. Lida queria ser atriz e foi estudar interpretação no Conservatório de Praga, mas não terminou o curso, porque foi convidada para fazer o primeiro filme no seu país natal, Kariéra Pavla Camrdy (ao pé da letra, A Carreira de Pavel Camrda), dirigido por Miroslav Krnansky.
Em 1935, Lida aceitou a oferta da UFA, o grande estúdio da Alemanha, para protagonizar, ao lado de Gustav Fröhlich, o filme Barcarola / Barcarole, dirigido por Gerhard Lamprecht, que se converteu num sucesso de bilheteria. O ator era casado e tinha uma filha, mas Lida e Gustav se apaixonaram e foram morar juntos.
Lida já contratada da UFA
O destino da jovem atriz poderia ter sido diferente se um dia ela não tivesse encontrado Joseph Goebbels, quando este acompanhava Hitler numa visita aos estúdios da UFA. Goebbels ficou fascinado pela jovem atriz e louco de amor por ela. Um dos personagens mais sinistros da Segunda Guerra Mundial, Goebbels tinha um corpo franzino, pequena estatura e um pé aleijado. Porém, apesar destas desvantagens, ele fascinava as pessoas por seu carisma e sua inteligência incontestáveis.
Goebbels era casado e já pai de três filhos. Ele começou o seu plano de conquistar Lida, convidando o casal Baarová-Fröhlich para diferentes reuniões sociais e durante meses assediou Lida implacavelmente.
Em 1937, depois de ter feito dois filmes “patrióticos” sob a direção de Karl Ritter, muito apreciados no Brasil, Traidores / Verräter e Entre Duas Bandeiras / Patrioten, Lida recusou uma proposta vantajosa da Metro-Goldwyn-Mayer, decisão da qual se lamentaria anos mais tarde: “Eu poderia ter sido tão famosa quanto Marlene Dietrich”. Goebbels jamais a deixaria abandonar a UFA para fazer cinema em Hollywood e ela se conformou, alegando para a imprensa que não queria se separar de seus pais.
O poderoso Min. da Propaganda e Informação de Hitler
Finalmente, Goebbels deu um beijo em Lida, dizendo: “Nunca tive na minha vida um amor por uma mulher como o que tenho por você”. A atriz sucumbiu ao charme do braço direito de Hitler e os dois concordaram que continuariam se encontrando às escondidas de Magda e de Fröhlich.
Os rumores deste relacionamento chegaram até Magda que, a princípio, decidiu ignorar o fato, acostumada com as aventuras do marido. Os mesmos rumores chegaram também a Fröhlich, apesar dos esforços de Lida para manter sua relação com Goebbels em segredo. Diferentemente da esposa de Goebbels, Fröhlich não ficou de braços cruzados. Seguiu os dois amantes, surpreendendo-os na entrada do chalé que Goebbels tinha comprado para seus encontros amorosos.

Aguardem o segundo e último capítulo da História Prussiana de Amor.


0 comentários:

Postar um comentário

Tô só de olho em você...
Já ia sair de fininho sem deixar um comentário, né?!
Eu gosto de saber sua opinião sobre o que escrevo.
Não tem de ser só elogio... Quero sua opinião de verdade!