sábado, 22 de janeiro de 2011

As sirenes do Borel

Lembram-se do "Perdidos no Espaço"?
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, apresentou na manhã desta sexta-feira (20) no morro do Borel, na Tijuca, zona norte da cidade, a primeira sirene instalada em comunidades para alertar a população sobre riscos de deslizamento em caso de chuvas fortes.
Ao todo, serão 60 equipamentos funcionando nos locais apontadas pelo mapeamento desenvolvido pela Geo-Rio, que identificou 117 comunidades com pontos com alto risco de deslizamento.
As sirenes serão acionadas caso a Defesa Civil e o Alerta-Rio identifiquem que as chuvas atingiram níveis críticos. Neste caso, auxiliado pelo toque do alarme, os agentes comunitários vão orientar os moradores a deixarem suas casas e se dirigem a locais seguros previamente identificados. A prefeitura capacitou 1875 agentes de Saúde e Defesa Civil e 300 líderes comunitários para atuarem nestas situações.
 

Deixa ver se eu entendi... Não, pensando melhor, não quero nem saber se eu entendi ou não. Vou fingir que não li essa notícia em jornal nenhum, não ouvi essa pérola em rádio nenhuma, que não vi mais esse vexame nos jornais das TVs internacionais. Aonde ficam as avestruzes mais próximas? Quero juntar-me a elas!!! Socorro. Isso não está acontecendo. É um pesadelo. Mais um. Com o meu dinheiro... Com o SEU dinheiro!

Remover as famílias das áreas de alto risco não rola, não, né?! E as medidas de prevenção? As políticas de infraestrutura? Ahhh... Eu sempre me esqueço daquela bolinha vermelha que tem no meu nariz. Só me lembro dela quando pago mais um DARF do IR.


2 comentários:

  1. Deixa a bolinha vermelha no nariz, que é melhor. A remoção não é como vc gostaria: manda a polícia enfiar o cacete na bugrada, depois um trator derruba tudo. Tem leis neste pais, sabia, menino? Remoção exige medida judicial. As pessoas nem sempre querem sair, resistem, tem uma batalha jurídica que pode levar anos.

    A prefeitura do Rio fez levamento de locais de risco e está com uma política de negociar as remoções. Enquanto isso, melhor ter a sirene.

    Não tenho procuração para defender o prefeito. Nem gosto muito dele. Mas críticas tolinhas não levam a nada.

    Vai ler, antes de escrever.

    ResponderExcluir
  2. Caro Joel, a bolinha no nariz, não apenas dos cariocas, mas de todos os contribuintes brasileiros, já está lá e não serei eu quem vai tirar. Não votei neste prefeito, nem em ninguém nesta eleição, nem na anterior. Defendo que VOTO deve ser algo espontâneo e não IMPOSTO também, assim como todos os tributos que pago. Portanto, que vá para o lixo ou para quem quiserem o "meu voto", pois digitar o número de alguém na urna, eu NÃO digito mesmo.

    A sua opinião será sempre respeitada no meu blog. A única pessoa que pode deletar um post com opinião divergente da minha, sem ofensas, é aquele que o redigiu, ou seja, você mesmo. Fico feliz que uma "crítica tolinha" tenha chamado sua atenção o suficiente para fazê-lo parar para ler. E pensar. O que precisamos não é tanto de construir prédios de escolas, mas fazer as pessoas, de qualquer idade, pensar, refletir, analisar e criticar, sim. As ideias foram feitas para isso mesmo. Quando refletidas, debatidas e aí, sim, amadurecidas, dão frutos mais saborosos do que os frutos verdes que nos fazem engolir, sem ao menos sabermos como ou porquê. Se você não gosta muito do prefeito, saiba que eu não gosto NADA do prefeito de quem você disse que gosta um pouco. Pense, reflita, Joel, você está no caminho certo. Não aceite qualquer "crítica tolinha". Defenda suas ideias (não as que impõem a você), defenda as suas VERDADEIRAS ideias. Eu continuo defendendo as minhas. Não movo um palmo do que disse no meu post. É isso que acho porque é isso que vivencio. Para isso, não há necessidade de ler tanto, não. Não entre nessa de aceitar todos os modismos que os sociólogos e antropólogos de plantão dizem na TV.
    Obrigada pela visita.

    ResponderExcluir

Tô só de olho em você...
Já ia sair de fininho sem deixar um comentário, né?!
Eu gosto de saber sua opinião sobre o que escrevo.
Não tem de ser só elogio... Quero sua opinião de verdade!