sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Apenas um artista popular

Assim como ontem, hoje também vou postar aqui um vídeo já antigo e que eu não conhecia. Só hoje recebi-o por email do grande amigo Maraccini, que tem me ajudado a manter-me “em forma” neste mundo poluído de pela quantidade e a pela velocidade da informação. O vídeo mostra o conteúdo extra da entrevista concedida por Jessier Quirino, para o ‘Programa Literato’ do Centro Cultural Banco do Nordeste do Brasil – CCBNB, em Fortaleza, no Ceará, em 25/04/2006. Jessier Quirino se define como arquiteto por profissão, poeta por vocação, matuto por convicção. Nascido em 1954, em Campina Grande, na Paraíba e hoje vive em Iatabaiana, cidade no mesmo estado.

Logo de Jessier Quirino
Dono de um estilo próprio, "domador de palavras", de uma verve apurada e de um extremo preciosismo no manejo da métrica e da rima, o poeta, ao contrário dos repentistas que se apresentam em duplas, prende a atenção do público apresentando-se sozinho.
Segundo os críticos, Quirino preenche uma lacuna deixada pelos grandes menestréis do pensamento popular nordestino. Pessoalmente, eu usaria a palavra trovador em vez de menestrel. O poeta tem chamado a atenção do público, principalmente pela presença de palco e por uma memória extraordinária. Em julho/2008, apresentou-se no Programa do JÔ e não deve ter parado mais. Antes disso, fez uma aparição no programa ‘Fantástico’ da TV Globo, que eu soube assistindo ao vídeo do JÔ.

Trovador
Designação dos poetas líricos dos séculos XII e XIII, que se expressavam na chamada língua d’oc, dialeto falado na Idade média, no Sul da França, especialmente na região da Ocitânia juntamente com outro dialeto, o provençal. Na Idade Média, um poeta ambulante.

Menestrel
Poeta ou cantor medieval, de origem plebeia, a serviço de um rei, de um nobre ou de um trovador; um cantor ambulante.

Apesar de muitos considerá-lo um humorista, ele opta pela denominação de poeta, que procura mostrar o bom humor e a esperteza do matuto sertanejo sem, no entanto, fugir ao lirismo poético e literário. Para mim, sem muitos rótulos como prefiro, ele é um excelente artista popular. Vou dispensar o falatório.

0 comentários:

Postar um comentário

Tô só de olho em você...
Já ia sair de fininho sem deixar um comentário, né?!
Eu gosto de saber sua opinião sobre o que escrevo.
Não tem de ser só elogio... Quero sua opinião de verdade!