domingo, 1 de maio de 2011

As Núpcias Reais e seus Bolos de Casamento

O bolo de casamento como o conhecemos hoje começou a se tornar um hábito na década de 1700. Os bolos de múltiplos “andares” ou camadas eram feitos com frutas frescas para simbolizar a fertilidade. Naquela época, produtos perecíveis eram extremamente caros. O açúcar branco refinado era um dos itens mais caros de todos. O bolo de casamento branco tradicional não era um símbolo de pureza e virgindade, mas sim um sinal de riqueza de uma família. A cobertura branca e espessa ficou conhecida ‘Royal Ice’ e ganhou o seu nome quando foi usada no bolo de casamento da Rainha Victorria com o Príncipe Albert.
Mas o que é o 'Royal Ice'? É uma cobertura feita essencialmente de Marzipã, que é, por sua vez, preparado a partir de uma pasta feita de amêndoas moídas, açúcar e claras de ovos, que pode ser facilmente moldada também devido à sua textura. É o marzipã que conhecemos atualmente, mas elaborado pelos mais renomados chefs-pâtissiers britânicos.

Rainha Victoria e Príncipe Albert – 1840
Para acomodar seus convidados e uma multidão de parentes reais no casamento da Rainha Victoria, foram necessários vários bolos de casamento. Um deles pesava quase 300 quilos e media três metros de circunferência, feito pelo Sr. John Mauditt, confeiteiro da Rainha Victoria no Palácio de Buckingham. A figura do Britannia foi colocada no topo do bolo para, simbolicamente, abençoar os noivos. Ele também apresentava buquês de flores brancas amarradas com nós entrelaçados feitos com fita de cetim branco. Os buquês foram dados como presentinhos aos convidados no café da manhã do casamento. Em 2007, um fragmento ainda conservado do bolo de casamento da Rainha Victoria foi descoberto nos "Arquivos Reais" e exibido durante a celebração das Bodas de Diamante da Rainha Elizabeth II. Bodas de Diamante são celebradas quando o casal completa 60 anos de casamento.

Bolo oficial do casamento da Rainha Victoria em 1840.

Príncipe Albert e Lady Elizabeth Bowes-Lyon (The Queen Mum) – 1923
A confecção de um enorme bolo coberto com ‘Royal Ice’ para o Duque de York, mais tarde Rei George VI, com dez metros de altura, foi exibido em Reading, Inglaterra, pouco antes do casamento para o deleite de uma enorme fila de plebeus.

Foto oficial do bolo de casamento da Rainha Mãe

Detalhe da decoração do bolo de casamento da Queen Mum

Princesa Elizabeth e Duque de Edinburg – 1947
Com uma camada a menos do que o de seus pais, o bolo do casamento da princesa Elizabeth com quatro níveis foi criado por McVitie & Price Ltd. Devido ao racionamento de guerra, os ingredientes foram doados pelas "bandeirantes" (escoteiras?) australianas ‘Girl Guides’. Decorados com ‘Royal Ice’ o bolo apresentava centenas de filigranas curvas, que foram comparados às torres dos castelos escoceses da família real. As fatias foram cortados com a espada do Duque e a última e mais alta camada do bolo foi guardada em condições especiais para o batismo do príncipe Charles em 1948.

A Casa McVitie & Price Ltd confeccionou o bolo de casamento de Phillip Mountbatten e a então princesa Elizabeth

Detalhe do bolo elaborado por McVitie & Price Ltd
 

Príncipe Charles e Lady Diana Spencer – 1981
Lady Diana e o Príncipe Charles também tiverem um bolo de frutas em cinco camadas no seu casamento. O bolo foi criado por David Avery, confeiteiro-chefe da Escola de Culinária da
Real Marinha Britânica. O bolo foi decorado com ‘Royal Ice’ e teve o brasão de armas reais da Casa de Windsor, o brasão de armas do príncipe, um ‘C’ e um ‘D’ ornamentais, o escudo da família de Lady Diana e dezenas de flores. Sinceramente, para mim, este foi o bolo mais "sem graça" de todos os que já foram feitos para a família real britânica. Um atenuante, se podemos chamar assim, é que quase tudo no casamento de Charles e Diana foi bem "brega". Isso porque os anos 80 em si foram mesmo de uma "breguice" só. Então, pode-se culpar a moda vigente à época.

David Avery, confeiteiro-chefe da Escola de Culinária da Real Marinha Britânica; criador e criatura juntos.

Príncipe William e Catherine – 2011
Você provavelmente já viu alguns bolos de casamento de tirar o fôlego em sua vida, mas duvido que você tenha visto algo parecido com isso. O bolo para o Príncipe William e Catherine, Duquesa de Cambridge, foi uma obra-de-arte de marfim com oito camadas, decorada com 900 delicadas flores feitas com pasta de açúcar. O bolo foi apresentado numa recepção à tarde ao Palácio de Buckingham, conforme relatou o jornal Daily Mail. Quanto tempo se leva para fazer um bolo assim? Pense em semanas, não em dias. Cinco exatas semanas. O Palácio contratou a cake designer Fiona Crains e sua equipe em fevereiro para fazer o pedido do bolo, e não é que a noiva tinha alguns pedidos específicos?!
"Catherine não queria que fosse daqueles bolos com sete metros de altura, tampouco algo sem criatividade, parecendo uma torre alta e fina como têm sido todos os bolos da família real, e acho que conseguimos", diz Cairns.
A noiva também queria alguns elementos da técnica de decoração de bolos de Joseph Lambeth, por isso o bolo tem um monte de tubos intrincados, como se pode ver pelas fotos.
Este foi para os aficionados da arquitetura escondida. "Nós retratamos alguns dos detalhes arquitetônicos do salão de recepção de modo que as guirlandas nas paredes foram reproduzidos livremente na quarta camada - usamos rosas, frutos do carvalho, folhas de hera, flor da macieira e flor rosa de noiva", diz ela.

A cake designer Fiona Crains ao lado do bolo de Casamento de William e Kate

Visto deste ângulo percebe-se que é uma master piece

O bolo e seus detalhes mais do que perfeitos.

Se os bolos dos reais casamentos britânicos têm tanto para contar, fico imaginando as outras partes que compõem um casamento, vestido da noiva, fotos, convites etc.


3 comentários:

Tô só de olho em você...
Já ia sair de fininho sem deixar um comentário, né?!
Eu gosto de saber sua opinião sobre o que escrevo.
Não tem de ser só elogio... Quero sua opinião de verdade!