quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Os Impactos Fatais da Ignorância

Nestes tempos em que os homens, os mais jovens para minha surpresa, andam tão incomodados com os seus pares humanos “diferentes”, a ponto de insultar, agredir fisicamente, espancar e até matar o próximo, achei que cairia com uma luva o documentário da BBC, produzido em 2007, Racism: A History, Grã-Bretanha, direção: David Osuloga.

Esse documentário é uma série de três episódios:
1. A Cor do Dinheiro
2. Impactos Fatais
3. Um Legado Selvagem

Assisti na TVEscola apenas ao 2º episódio da série, Impactos Fatais, e fiquei impressionada com a qualidade da documentação e a narrativa histórica na linha do tempo. O 2º episódio se desdobra em quatro partes. Para aqueles que gostariam de conhecer a história da maneira que ela deveria ser ensinada nas escolas, esta é uma boa oportunidade. Observem o quanto desconhecemos sobre os fatos históricos e como eles interferem no nosso presente.

Observem também que xenofobia é uma palavra terrível, mas uma das maiores loucuras humanas chama-se eugenia, que nos dicionários é definida como “Ciência que estuda as condições mais propícias à reprodução e melhoramento genético da espécie humana.”

Infelizmente, uma teoria privilegiada como a de Charles Darwin, que tanto contribuiu para o desenvolvimento da ciência, foi deturpada com o passar do tempo. Alguém conhece o termo “Darwinismo Social”? Pois foi este o nome que, em 1944, o historiador norte-americano Richard Hofstadter, popularizou na tentativa de se aplicar o darwinismo nas sociedades humanas. O sucesso da teoria da evolução de Darwin levou mentes doentias das ciências sociais, baseadas na tese da sobrevivência do ser mais adaptado, a cometerem insanidades. Este documentário me fez lembrar imediatamente de uma palestra maravilhosa a que assisti há muitos anos, chamada “A Evolução da Teoria da Evolução”.

Percebam ainda que o holocausto da II Grande Guerra, na realidade, foi apenas mais um capítulo horrendo, da série de extermínios em massa, de genocídios pelos quais a espécie ”Homo sapiens” passou durante apenas o século XX. Esse é mais um tema para nos levar à reflexão.


Não deixem de procurar por esse excelente documentário no Youtube. Vocês não se arrependerão de assistir a cada um deles.




0 comentários:

Postar um comentário

Tô só de olho em você...
Já ia sair de fininho sem deixar um comentário, né?!
Eu gosto de saber sua opinião sobre o que escrevo.
Não tem de ser só elogio... Quero sua opinião de verdade!