sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Mentiras sinceras NÃO me interessam

Coversar informalmente com as pessoas que nos rodeiam, seja onde for, no trabalho, nas ruas, nas reuniões entre amigos, deveria ser interessante, não? Deveria. Infelizmente, nem sempre é. Aquilo que chamamos de bate-papo deveria ser uma fonte de estímulos entre as pessoas que participam dele, trocando ideias, aprofundando relacionamentos. Gerar, enfim, energia positiva que promova o bem-estar, que dê a sensação de estarmos recarregando nossas baterias para a alegria e o contentamento.

Entretanto, me surpreendo com a quantidade de pessoas capazes de apenas falar sem dizer nada. Longe de mim dizer que falar é ruim... Logo eu, que adoro falar! Mas, até para falar, precisamos saber o que estamos transmitindo e a quem. Tenho percebido muita gente que fala sobre coisas que não levam ninguém a lugar nenhum. Reclamam de tudo e de todos, resmungam, vivem remoendo problemas, comprados por elas mesmas a altíssimo preço, sem jamais terem buscado soluções. No final das contas, saem da conversa pior do que quando entraram nela e ainda acabam deixando outras pessoas “pra baixo”.

As pessoas andam carentes de estímulos, têm necessidade de reconhecimento e aceitam satisfazê-la mesmo que através das famosas “mentiras sinceras”, trocas ruins, de má qualidade.

Eu prefiro o frio ao calor. Há aqueles que preferem o contrário. Mas nada há de pior do que gostar do que é “morno”. Como deve ser horrível o contato morno entre as pessoas. Eu gosto de contatos verdadeiros com as pessoas. Um abraço verdadeiro, um sorriso autêntico, um beijo carinhoso ou apaixonado, compartilhar os bons e os maus momentos, e principalmente, ser a pessoa que sou com todas as minhas emoções. Para isso, é preciso estar aberto para a vida, o mundo, ao seu próximo, ao novo. Nada de barreiras, máscaras, preconceitos. Quem evita os contatos verdadeiros, sente-se vulnerável e isso deve assustar terrivelmente. Estas pessoas talvez sejam aquelas que não experimentaram o prazer de receber afeto por serem elas mesmas. E aqui abro um pequeníssimo parêntese para chamar a atenção dos leitores para a “praga” em que se transformou o tal do “politicamente correto”. Favor não confundir com falta de educação e/ou de respeito para com seu próximo.

Talvez, quando os seres humanos aprenderem a se libertar e a se permitir vivenciar contatos verdadeiros, relacionamentos autênticos, sem tentar viver preso a um passado pleno de culpas, remorsos, ressentimentos; ou, ao contrário, sem tentar viver com a mente presa a um futuro, pleno de preocupações, medos, ansiedades, aprenderão que é preciso viver o presente. Assim, sentirão que poderão planejar um futuro sereno, sem carregar nas costas o peso de um passado distante. Esse Atlas do século XXI, cada vez mais, se distancia de apostar numa vida plena e feliz.


São aquelas pessoas que, por exemplo, acreditam que um casamento fracassado se repetirá e deixam de se permitir viver um amor verdadeiro. Acreditam que sempre fizeram as coisas erradas na vida, se trancam em suas conchas e deixam de tentar até conseguir o que desejam. Enfim, exemplos não faltam. O ser humano vive a vida escrita por ele mesmo. Obstáculos existem para todos, sem exceções. Não nos esqueçamos, portanto, que, quanto mais autêntica uma pessoa for, menos as “mentiras sinceras” farão parte da nossa existência.


A meta suprema de vida do ser humano deveria ser a liberdade. Esse é um pensamento de Erich Fromm, psicanalista e filósofo alemão do século XX. Eu concordo plenamente. Quem não assumir o comando da própria vida, jamais exercerá seu direito à liberdade. Quem não vive intensamente, vive morrendo em vida. Repudie a desistência. Tente tantas vezes quantas se fizerem necessárias alcançar seus sonhos, seus desejos. O ser humano livre pode viver a realidade sem perder o contato com suas emoções.



0 comentários:

Postar um comentário

Tô só de olho em você...
Já ia sair de fininho sem deixar um comentário, né?!
Eu gosto de saber sua opinião sobre o que escrevo.
Não tem de ser só elogio... Quero sua opinião de verdade!