quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Minha nostálgica Ilha do Governador

Ainda outro dia um leitor deixou um comentário no qual ele pedia que eu postasse mais assuntos que fizessem relembrar bons momentos que ficaram para trás no tempo. Aquela famosa saudade que sentimos, de vez em quando, das coisas e acontecimentos que pensamos eram os melhores etc. Na verdade, a saudade que sentimos é do nosso tempo de criança ou da nossa juventude. É exatamente isso que nos traz aquela nostalgia das coisas do passado.

Então, vi dentre algumas fotos antigas que tenho, essa aqui abaixo. É o prédio onde funciona até hoje o quartel do Corpo de Bombeiros da Ilha do Governador, no Rio de Janeiro. A diferença entre o prédio atualmente e o mesmo prédio nessa foto de 1952 é o "detalhe" da Estrada do Galeão ainda sem asfalto.


Quartel do Corpo de Bombeiros na Ilha do Governador em 1952

Ao meu leitor que gostou do seu momento saudade, digo que essa foto, oito anos mais velha do que eu, me fez sentir uma baita saudade dos meus tempos de criança na Ilha do Governador. Mais do que isso, só a publicação desta segunda foto, também na Ilha do Governador. Essa eu sei que vai fazer muita gente se lembrar de fatos inimagináveis nos dias de hoje.

Mercado Nossa Senhora da Ajuda, no Cocotá

Dentre os melhoramentos realizados na Ilha do Governador, durante o governo do Presidente Dutra, um que deixou sua marca nos moradores certamente foi o Mercado Nossa Senhora da Ajuda, no Cocotá. A sua construção seguia o padrão da época, com uma grande área central, circundada por boxes, nos quais se encontrava de tudo(?), carnes, salgados, cereais, verduras etc. Mais tarde, após obras que descaracterizaram a antiga construção, o prédio abrigou os mercados Leão durante um bom tempo. E é deste mercado que eu me lembro bem. Hoje, é ocupado pelo Supermarket, que em nada lembra a antiga edificação dos anos 50. Os flamboyants plantados à época da inauguração, hoje são árvores frondosas, que enfeitam a praça durante o verão.


0 comentários:

Postar um comentário

Tô só de olho em você...
Já ia sair de fininho sem deixar um comentário, né?!
Eu gosto de saber sua opinião sobre o que escrevo.
Não tem de ser só elogio... Quero sua opinião de verdade!