sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Calendário Revolucionário Francês

Alguém já ouviu falar no calendário revolucionário francês? Penso que muitos ainda não. Na primeira sessão da Convenção Internacional de 21/09/1792, foi criado um calendário específico, substituindo o gregoriano, com pretensões de torná-lo Universal. Ele pretendia simbolizar a quebra com a ordem antiga e o início de uma nova era na história da humanidade. Este calendário tinha características marcadamente anticlericais e passou a basear-se nos fenômenos da natureza. Os nomes dos dias e dos meses foram concebidos pelo poeta Fabre d'Églantine.
Os nomes dos meses foram inspirados nas condições climáticas ou agrícolas na França. Vendêmiarie, Brumaire, Frimaire, Nivôse, Pluviosde, Ventôse, Germinal, Floreal, Prairial, Messidor, Thermidor, Fructidor.
Os meses foram divididos em 3 décadas, numeradas de 1 a 3, e os dias, de 1 a 10, na respectiva década: Primidi, Duodi, Tridi, Quartidi, Quintide, Sextidi, Septidi, Octidi, Nonidi, Décaldi.
Posteriormente, as décadas foram intituladas com nomes tirados de plantas, animais ou de objetos acrícolas.
O ano I do calendário revolucionário teve início à meia-noite do Equinócio verdadeiro do Outono, segundo o meridiano de Paris (22/09/1792). Eliminaram-se as festas religiosas católicas, os nomes dos santos e até os domingos, compensado pelo Décadi. Em um determinado período, a França iniciava o ano no dia da Páscoa, criando o que veio a ser conhecido por Estilo Francês ou Estilo da Páscoa. Esse estilo gerava anos que poderiam conter entre 330 e 400 dias.

Relógio Republicano... Veja a posição dos ponteiros.

No reinado de Carlos IX, o calendário passou a iniciar-se a partir de primeiro de janeiro. O ano do calendário revolucionário francês foi dividido em 12 meses de 30 dias cada. Após o 360 dia, inseriam-se 5 dias complementares e um sexto dia a cada quatriênio. Eram 4 as estações do ano, a saber:


Estação do ano Mês no calendário republicano Significado do nome
Outono Vendêmiarie Vindima, colheita das uvas
Brumaire brumário, nevoeiro
Frimaire geadas ou frimas
Inverno Nivôse referente a neve
Pluviose chuvoso
Ventôse referente aos ventos
Primavera Germinal relativo à germinação das sementes
Floreal mês das flores
Prairial mês dos prados
Verão Messidor messis, palavra latina que significa colheita
Thermidor mês do calor
Fructidor mês dos frutos

O dia do calendário revolucionário francês foi dividido em 10 horas de 100 minutos e estes em 100 segundos. A divisão do dia em base decimal jamais foi usada na prática, tendo sido abolida oficialmente em 1795. Esse sistema durou 4.848 dias do calendário gregoriano, ou, de 22/09/1792 até 31/12/1805. Foi abolido em 31/12/1805, através de um decreto de Napoleão. A partir de 01/01/1806, já no primeiro império Napoleônico, voltou a prevalecer o calendário gregoriano.

Fatos Importantes Correlacionados com o Calendário Gregoriano
Durante o chamado período do calendário revolucionário francês, houve diversos acontecimentos históricos. Desses, destacamos alguns do mais importantes.


- 9 Termidor - 27/07/1794
   Queda de Robespierre, guilhotinado no dia seguinte.
- 13 Vindemiário - 05/10/1795
   Golpe dos Realistas
- 18 Brumário - 09/11/1799
   Napoleão volta do Egito, derruba o Diretório e estabelece o Consulado.

Fonte: Almanaque Info



13 comentários:

  1. Caro Anônimo, pelo seu comentário, penso que este não foi o 1º post que você leu no blog. Se for este o caso, precisamos entender que o blog tem de fazer jus ao nome "De Tudo Um Pouco".

    Caso tenha sido o 1º post de uma 1ª visita ao blog, fica o convite para dar uma olhada em outros títulos de posts. Há para todos os (bons) gostos. Às vezes o que é chatoooooooo para uns, é interessante para outros e vice-versa.

    Combinado assim?! Obrigada pela visita e pelo feedback. Todos eles são importantes.

    Abraços,
    Eliane Bonotto

    ResponderExcluir
  2. eu achei muitolegal,meajudo a fazer meu trabalho!! obrigado Eliane,qe Deus continue te iluminando!!

    ResponderExcluir
  3. FOI uma grande fonte para o meu rabalho escola.valeu!

    ResponderExcluir
  4. Adorei,me ajudou e muito no meu trabalho!Valeu

    ResponderExcluir
  5. Caros Anônimos, fico contente de saber que alguns de meus posts têm ajudado a galera nas pesquisas escolares. Obrigada pelo feedback de vocês. Valeu.

    Abraços,
    Eliane Bonotto

    ResponderExcluir
  6. Ficou mt mt mt bom!
    Obrigada
    me ajudou mt!

    ResponderExcluir
  7. Obrigada, Anônimo. Gostei mt do seu comentário! rsrs

    Abraços,
    Eliane Bonotto

    ResponderExcluir
  8. de acordo com esse calendário que horas seria quando o relógio revolucionário marcasse 4,6 horas??/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sigliany. Não entendi sua pergunta. O que você quis dizer com 4,6 horas? Quatro horas e seis minutos? É isso? Nesse caso, seria exatamente isso: 4h6min. A diferença é que o dia não tinha 24 horas, mas sim 10 horas apenas. Releia o texto, por favor, e explique melhor sua dúvida. Obrigada pela visita.

      Abraços,
      Eliane Bonotto

      Excluir
  9. Respostas
    1. Que bom. Fico contente.
      Obrigada pela visita.

      Abraços,
      Eliane Bonotto

      Excluir
  10. Muito interessante , e gostei também da parte em que citou a morte de Robbespierre ( Enlouqueceu no poder como muitos outros tanto na Grã-Bretanha ou na França ) e também o 18 de Brúmario , tomada de Napoleão . Ajudou-me muito com um dever de casa de História .

    ResponderExcluir

Tô só de olho em você...
Já ia sair de fininho sem deixar um comentário, né?!
Eu gosto de saber sua opinião sobre o que escrevo.
Não tem de ser só elogio... Quero sua opinião de verdade!