sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Ela quase não foi a Torre Eiffel

Você conhece a Torre Bönickhausen? Não? Na verdade, conhece, sim! Ou será que você está chegando da Lua agora? Ela fica em Paris, mede 313m até o topo, sem contar a antena, com a antena são 324m. Ela foi feita em ferro puddlé, foi criada e concebida por um certo Gustave Eiffel. Está ficando mais fácil agora?


Torre Eiffel

Então, por que "Bönickhausen"? Pelo simples motivo de que esse é o sobrenome verdadeiro do engenheiro Gustave. O sobrenome com o qual ele ficou conhecido, Eiffel, fora adicionado anteriormente por um dos seus antepassados alemães quando vieram da Renânia e se estabeleceram em Paris no começo do século XVIII. Os franceses não conseguiam pronunciar o sobrenome original deste seu antepassado alemão – Bönickhausen. Então, este antepassado escolheu o sobrenome Eiffel porque a sua cidade natal, Marmagen, ficava na região de Eifel, na Alemanha. Gustave mudou seu sobrenome oficialmente para Eiffel em 1879, ou seja, 10 anos antes da construção da Torre.


As várias etapas da construção da Torre Eiffel que começou a ser construída em 1887 e ficou pronta em 1889 a tempo para a celebração dos 100 anos da Revolução Francesa.


Nesta foto, de frente, Gustave Eiffel em seu escritório em Paris recebe Thomas Edison, à esquerda.




0 comentários:

Postar um comentário

Tô só de olho em você...
Já ia sair de fininho sem deixar um comentário, né?!
Eu gosto de saber sua opinião sobre o que escrevo.
Não tem de ser só elogio... Quero sua opinião de verdade!