terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Plantas despoluidoras?! Que estória é essa?

Estamos passando por uma "onda", vamos chamar assim, de colocar-se em casa e escritórios certos tipos de plantas com o intuito de que a clorofila da plantinha, ao fazer sua fotossíntese, ao mesmo tempo que consome gases que são tóxicos aos humanos, jogaria oxigênio “extra” no ambiente. Para Carla Toledo, designer floral e proprietária da Reserva Floral, um dos benefícios do uso de plantas no ambiente de trabalho é a possibilidade de ter um filtro natural de ar, capaz de filtrar as impurezas existentes em um ambiente sem ventilação natural. "Por serem locais fechados, os escritórios possuem como grande vilão os poluentes liberados por aparelhos eletrônicos como ar condicionado, impressoras e copiadoras. As plantas domésticas são ideais para estes locais, pois são purificadores naturais e retiram toda a poluição do ambiente", afirma Carla Toledo. A designer conta que muitas empresas têm investido num serviço chamado Assinatura Floral, que apresentou um crescimento de 20%, em relação ao ano passado, e que garante a entrega de arranjos e flores frescas semanalmente nas empresas. "Além de oxigenar o espaço, as flores aumentam a integração social, criam um ambiente mais cordial, e até melhoram o humor", diz. Segundo o Sr. Marcelo Borges, que não menciona em que área trabalha, afirma que “estudos sérios realizados pela NASA nos anos 80 “comprovam” (como?) que algumas plantas ajudam a despoluir os ambientes internos e, ainda segundo estes estudos uma das melhores plantas é o cáctus”.

E eu posso como uma estória dessas, estudos sérios da NASA!!!

Na França, onde este mesmo modismo paira no ar não tão poluído quanto o de São Paulo, a ADEME - Agence de l'Environnement et de la Maîtrise de l'Energie – se pronunciou em 15/12 sobre o assunto e disse que, em edifícios, em condições reais de exposição, a eficiência da purificação do ar interior feita por plantas ainda não foi provada. Portanto, a ADEME considera que o argumento das "plantas despoluidoras” hoje é prematuro e pode confundir o público em geral no tocante aos níveis de poluição comumente encontrados em casa, além dos conhecimentos científicos acerca deste assunto.

Eis mais um exemplo do que já falei aqui no blog sobre as plantas verdes consumirem todo, ou quase todo, dependendo da espécie, oxigênio que produz durante o processo de fotossíntese. Isso é mito. E já tem gente ganhando dinheiro com isso.

2 comentários:

  1. E eu que pensava que a NASA desenvolvia estudos aero-espaciais, rsrsrsrs... Mas de qualquer maneira a planta é sempre bem vinda em qualquer lugar que chegar, e a mim faz muito bem estar em locais onde o verde natural das plantas se faz presente. Se funciona como anti-poluente, também tenho minhas dúvidas... mas enfim, mal não faz, rsrs

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Oi Adriano. Você está certo. Esqueci-me de dizer que quanto mais verde das plantas e o colorido das flores, melhor. Eu as adoro, faz muito bem ao ambiente no todo ter "verde" compondo-o. Só não dá pra aguentar esses espertos de plantão, que não satisfeitos em ganhar dinheiro em cima de quem desconhece o assunto, ainda semeiam mitos e situações sem comprovação científica.

    Abraços

    ResponderExcluir

Tô só de olho em você...
Já ia sair de fininho sem deixar um comentário, né?!
Eu gosto de saber sua opinião sobre o que escrevo.
Não tem de ser só elogio... Quero sua opinião de verdade!