quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Que edificação é essa? - Parte IV - Final

Aqui está a última foto da série e que, por consequência, responde a pergunta dos posts: Que edificação é essa?
A edificação que mostrei por partes nas fotos está marcada com a seta em amarelo, bem ao lado da Torre Eiffel na foto abaixo. Bem... Ainda assim, não respondi a pergunta que não quer calar. O nome da edificação.


Panorâmica da Exposição Internacional de Paris de 1889, para a qual a Torre Eiffel foi construída.

A resposta da pergunta é O Pavilhão do Brasil na Exposição Internacional de Paris de 1889, que comemorava o centenário da Revolução Francesa. Como todos estes pavilhões têm vida curta, já foi derrubado há muito tempo, claro. Ele se localizava bem ao lado de um dos pilares da Torre Eiffel, que aparece nas 1ª e 2ª fotos. A panorâmica da Exposição mostra a posição do nosso pavilhão, relativamente pequeno.

Aqui mais uma vez o prédio que mostrei na 1ª foto
 
No mapa podemos confirmar a posição do Pavilhão do Brasil, bem junto ao pilar 4 da Torre Eiffel. Ao nosso lado, o Pavilhão da Argentina, muito maior, e à direita, os pavilhões da Bolívia, Equador e Nicarágua. Também junto ao pilar 4 temos um Pavilhão nomeado Suez-Panama, certamente dedicado à construção dos dois importantes canais para os transportes à época. Espero que tenham gostado dos posts. Foi apenas uma pausa para descontração.

Vejam o mapa dos pavilhões expositores da Feira Internacional de Paris em 1889

0 comentários:

Postar um comentário

Tô só de olho em você...
Já ia sair de fininho sem deixar um comentário, né?!
Eu gosto de saber sua opinião sobre o que escrevo.
Não tem de ser só elogio... Quero sua opinião de verdade!