sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

O Porto do Rio de Janeiro

Sem textos para não ficar chato, segue uma sequência de fotos da construção do atual Porto do Rio de Janeiro.



Os primórdios da Praça Mauá, a Av. Central com a Casa Mauá à esquerda e ao lado já o terreno da Marinha. Aqui começaram as obras.

Canteiro de obras da Praça Mauá.


A muralha da Gamboa.


A “Empresa de Melhoramentos” prolongaria até o cais o aterro, que se ia fazendo com terras provenientes do arrasamento do morro do Senado, dos terrenos alagadiços em que desaguavam os rios que vertem da serra da Tijuca e de seus contrafortes. (*)


A faixa de terreno ao lado do cais que deveria reverter para a União, findo o prazo da concessão, teria até o Canal do Mangue, a largura de 70 metros, dividida em três zonas, sendo as das vias férreas e dos guindastes de 20 metros, a dos armazéns de 35 e a da avenida marginal de 25; do Canal do Mangue à Ponta do Caju a largura da faixa seria de 60 metros. Em frente à Estação Marítima da E.F.C.B., se faria a ligação desta às vias férreas de cais, da mesma bitola de 1,60m.


Obras de dragagem


A construção dos armazéns.


Acreditem ou não esse é o "caixão da ensecadeira", seja lá o que isso for. Esta já era parte do prolongamento do Cais da Gamboa.



O cais, denominado Lauro Muller e conhecido como Cais da Gamboa, foi oficialmente inaugurado no dia 20 de julho de 1910.


Em 1924, no Governo de Artur Bernardes, foi feita a construção do prolongamento do cais, na extensão de 1.428m...


... a partir do Canal do Mangue até a ponta do Caju, trecho que ficou conhecido como cais “São Cristóvão”.

(*) O asterisco será o post de amanhã.

2 comentários:

  1. Ensecadeira é um método de construção à beira mar no qual se utiliza um "caixão" para "secar" o mar e permitir a montagem de estruturas no local. Esse método está sendo cogitado para construir o túnel que vai substituir o Elevado da Perimetral, avançando 8 metros mar adentro...

    ResponderExcluir
  2. Agostinho, obrigada pelo socorro sempre a tempo. :))

    Agora vc me deixou preocupada, avançar 8m mar adentro, nos tempos atuais em que o planeta está tentando se adaptar e/ou sobreviver à mãozinho do homem, é um risco ambiental bem grandinho. Mas ainda é só cogitação...

    ResponderExcluir

Tô só de olho em você...
Já ia sair de fininho sem deixar um comentário, né?!
Eu gosto de saber sua opinião sobre o que escrevo.
Não tem de ser só elogio... Quero sua opinião de verdade!