terça-feira, 15 de junho de 2010

O Captain! My Captain!

Walt Whitman

Muita gente sabe da existência do poeta estadunidense Walt Whitman através das citações de seus poemas no Filme Sociedade dos Poetas Mortos (Deads Poets Society). O filme de 1989, dirigido pelo sensível Peter Weir, estrelado por Robin Williams, tinha no elenco Robert Sean Leonard (que interpretou o jovem aluno Neil Perry e que hoje é o Dr. James Wilson na série de TV, House), Ethan Hawke e Josh Charles. Além disso, a fotografia excelente e as belíssimas locações, contudo, não foram suficientes, para a decepção de muitos (entre os quais me incluo), ser com o Oscar de melhor produção daquela temporada, mas levou o Oscar de melhor roteiro, merecidíssimo, com justiça dado a Tom Schulman.
Neste maravilhoso filme, o professor John Keating, vivido por Robin Williams, diz aos seus alunos, para fazerem com que suas existências tenham valor, diz também que eles devem viver com intensidade cada dia que lhes é dado, cada momento que lhes é concedido, cada experiência à qual tem acesso. Por isso, o mestre repetia, "Carpe Diem" (aproveite o dia).

Robert Sean Leonard, o aluno Neil Perry
Carpe Diem é um dos muitos poemas maravilhosos de Walt Whitman. No entanto, eu não me encantei com este poeta de sensibilidade à flor da pele com o filme. Não. Antes disso, eu já o conhecera através de uma citação que me fez procurar sua obra e sentir o sabor delicioso dos seus poemas. Sua citação dizia, “Do I contradict myself? Very well, then, I contradict myself; I am large—I contain multitudes”. Esse foi o estímulo para conhecer mais e mais Walt Whitman.
Adoro quando ele diz “I am untranslatable: I sound my barbaric yawp over the roofs of the world”. Descobri que Walt Whitman foi muito polêmico. Fico pensando como desafiar o mundo sem ser polêmico? Ao contrário do que muitos dos que estão lendo este artigo esperavam, vou inserir neste post, não o poema Carpe Diem, mas sim o poema que suscitou a cena final do filme de Peter Weir, O Captain! My Captain!

O Captain! My Captain!
(Walt Whitman)

Captain! my Captain! our fearful trip is done,
The ship has weather'd every rack, the prize we sought is won,
The port is near, the bells I hear, the people all exulting,
While follow eyes the steady keel, the vessel grim and daring;
But O heart! heart! heart!
O the bleeding drops of red,
Where on the deck my Captain lies,
Fallen cold and dead.

O Captain! my Captain! rise up and hear the bells;
Rise up -- for you the flag is flung -- for you the bugle trills,
For you bouquets and ribbon'd wreaths -- for you the shores a-crowding,
For you they call, the swaying mass, their eager faces turning;
Here Captain! dear father!
This arm beneath your head!
It is some dream that on the deck,
You've fallen cold and dead.

My Captain does not answer, his lips are pale and still,
My father does not feel my arm, he has no pulse nor will,
The ship is anchor'd safe and sound, its voyage closed and done,
From fearful trip the victor ship comes in with object won;
Exult O shores, and ring O bells!
But I with mournful tread,
Walk the deck my Captain lies,
Fallen cold and dead.

Breve biografia de Walt Whitman
Nascido em West Hills, Long Island em 31 de maio de 1819, falecido em 26 de março de 1892. Poeta estadunidense considerado por historiadores o primeiro poeta a usar o verso livre.
Whitman trabalhou como tipógrafo, impressor e também foi professor. Era jornalista e foi editor de um semanário.
No início de Julho de 1855 publicou a primeira edição de "Leaves of Grass", impressa na Rome Brothers do Brooklyn e cujos custos Whitman suportou. Os versos deste livro eram livres, longos e brancos, imitando os ritmos da fala. A primeira edição da obra mais importante da sua carreira, não mencionava o nome do autor, e continha apenas 12 poemas e um prefácio. A coletânea "Leaves of Grass" teve oito edições durante a vida do poeta.
No Verão seguinte foi publicada a segunda edição de "Leaves of Grass" (1856), ostentando na capa o nome do seu autor. O livro foi recebido com entusiasmo por alguns críticos, mas mal recebido pela maioria, o que, contudo, não impediu Whitman de continuar a trabalhar em novos poemas para aquela coletânea.
Os últimos anos de vida de Whitman foram marcados pela pobreza, atenuada apenas pela ajuda de amigos e admiradores americanos e europeus. Whitman morreu no dia 26 de Março de 1892 e foi sepultado em Camden, New Jersey.
Cinco anos depois foi publicada em Boston a décima edição de Leaves of Grass (1897), a que se juntaram os poemas póstumos "Old Age Echoes".
Fernando Pessoa escreveu um poema de nome "Saudação a Walt Whitman".

0 comentários:

Postar um comentário

Tô só de olho em você...
Já ia sair de fininho sem deixar um comentário, né?!
Eu gosto de saber sua opinião sobre o que escrevo.
Não tem de ser só elogio... Quero sua opinião de verdade!