terça-feira, 10 de agosto de 2010

Estadão e Ministro do STF Joaquim Barbosa

Ministro do STF Joaquim Barbosa
Recebi por e-mail o link para um post sobre o Ministro do SFT, Joaquim Barbosa, no domingo, 08/08. Ao abrir o link, o blog (não citarei o nome, pois não merece propaganda) havia o seguinte título “Ele é o ministro do mensalão. O processo continua ‘entrevado’ no STF.”
Há duas semanas, aproximadamente, publiquei aqui neste blog, um texto com breve biografia do Ministro e dizendo da minha admiração por ele. Naquele “cantinho”, que eu chamava de “Uma Personalidade”, eu postava a vida e a obra de pessoas do quilate de Sobral Pinto, César Lattes, Dra. Nise da Silveira, Professor Milton Campos, Nelson Prudêncio, Pixinguinha, Barão do Rio Branco. Além desses nomes, o do Ministro Joaquim Barbosa. E por quê? Porque eu admiro cada um desses nomes em especial. E de outros tantos de quem ainda falarei neste espaço. São brasileiros especiais donos de vidas riquíssimas e que são dignos de honras e aplausos por serviços notáveis prestados ao Brasil.
Por este motivo, apressei-me a ler todo o post no dito blog e vi que tratava-se de uma mera cópia da matéria do Estadão feita no dia anterior.
Hoje, fui ao site do Estadão para conferir e vi que havia uma lista de artigos diários falando sobre o mesmo assunto, dando voltas em torno de um mesmo tema, falando em quantidade, mas sem dizer rigorosamente nada.
Fiquei surpresa ao ver que um jornal do porte do Estadão está se prestando a um papel desses. Reportagens apenas com a assinatura da Agência Estado, recheadas de picuinhas, numa demonstração nítida de manipulação da opinião pública, coisa que deveria ser sagrada para um jornal de respeito.
Fui, então, visitar os comentários deixados pelos leitores sobre as reportagens. A maioria esmagadora, dizia da sua indignação ao ver que um jornal como o Estadão utilizou-se deste recurso pequeno. Eis as palavras de alguns comentários.

Josemar Silva
10 de agosto de 2010 | 9h 13
 “Eu não consigo entender como se é possível, perder tanto tempo, linhas e paciência, carregados de preconceito, picuinha e verdadeira falta do que fazer. É absurdo percebermos em alguns comentários um extremismo perigoso, pernicioso e sectário fascista. São Paulo é a força motriz deste país, unicamente, para quem analisa e vê tudo meramente pelo viés econômico e mercantilista, o que, nem sempre, é uma tônica para quem vive neste estado e principalmente em sua capital. Aos olhos de todos os outros estados federados deste pais, São Paulo é mais um ente comum, e só isso. Abram os olhos, editores.”

José Cleomar de Matos
10 de agosto de 2010 | 8h 58
“É uma vergonha que o Estadão necessite utilizar esse espaço para fazer propaganda política, ao publicar o comentário do JUMENTO, que não tem nenhuma relação com a notícia veiculada. São atitudes como essa que desacreditam cada vez mais a imprensa brasileira. Mais ética, mais responsabilidade, mais profissionalismo, mais respeito pelo público, "jornalistas" do Estadão!”

Rayan Barizza
10 de agosto de 2010 | 8h 54
“Parece aquela brincadeira da pichorra... A mídia ergue alguém e o povo sai dando paulada pra todo lado.”
Samuel Luiz
10 de agosto de 2010 | 8h 50
“Olha a mídia manipulando os otários ...
E viva Gilmar Dantas!”

Paulo Gianini
Taiuva
“A estupefação maior para nós, aqui de baixo, não é com o uso indevido da coisa pública, e sim saber que o máximo que pode acontecer a esses doutos senhores é serem duramente castigados, isto é, afastados de suas funções com sua aposentadoria integral. É simplesmente inconcebível!”

Ontem, segunda-feira, o Ministro Joaquim Barbosa divulgou uma nota à imprensa. Veja no link abaixo.

O Famigerado Mensalão
O Ministro Joaquim Barbosa é, sim, o Ministro encarregado do processo do “mensalão”. Na minha modestíssima opinião, o Ministro certamente não está participando de nenhum acerto por trás dos panos com o PT para “segurar” o processo do “mensalão” para depois das eleições. Isso é impossível de estar acontecendo? Não. Impossível não é. Mas continuo convicta que é improvável. Pessoalmente, não consigo acreditar que um homem como o Ministro Joaquim Barbosa seja capaz de algo desse tipo.
Contudo, estamos falando de seres humanos, e devo considerar o outro lado da moeda. Considerando que ele seja capaz de se utilizar deste expediente imoral, mesquinho, tão pequeno diante da grandeza da sua história de vida, tudo o que posso fazer, efetivamente, é usar este espaço para demonstrar minha imensa e profunda decepção. Na prática, mais do que isso,  só se eu fosse até ele, dedo em riste, e dizer-lhe que ele acabou com a minha crença de que, no Brasil, a despeito das benesses de cotas nas universidades, um homem pode sair das classes menos favorecidas e ascender ao mais alto posto do poder judiciário no país com louvor.  Será que cairei numa destas ciladas da vida?!
Tudo o que posso dizer é que eu NÃO desejo de modo algum, ter de dizer uma frase de constatação lamentável, justamente com o Ministro Joaquim Barbosa. “Quanto mais eu conheço algumas pessoas, mais eu amo o meu cachorro.”
Procurei ser imparcial no meu comentário, espero ter conseguido.

0 comentários:

Postar um comentário

Tô só de olho em você...
Já ia sair de fininho sem deixar um comentário, né?!
Eu gosto de saber sua opinião sobre o que escrevo.
Não tem de ser só elogio... Quero sua opinião de verdade!