sábado, 28 de agosto de 2010

Palavra de Escoteiro

Nesses tempos de valores totalmente invertidos, de crianças e pré-adolescentes sensualizadas precocemente, nesses tempos de BBBs, bailes funk, e marias-chuteiras, nesses tempos de consumismo exasperador e degradação da família, lembrei-me de uma entidade antiga, do início do século XX, que eu pensava já extinta. O movimento escoteiro.
O escotismo, fundado na Inglaterra, por Lorde Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907, é um movimento mundial, educacional, voluntariado, apartidário, sem fins lucrativos. A sua proposta é o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na Promessa e na Lei escoteira, e através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazer com que o jovem assuma seu próprio crescimento, tornar-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.
Robert Stephenson Smyth Baden-Powell
Tudo começou quando Baden-Powell, aos 19 anos, em 1876, uma oportunidade de ir à Índia como subtenente de regimento na Guerra da Criméia. Sua vida militar foi brilhante e ele era promovido à medida que ganhava inúmeras guerras das quais participou pela Índia e várias colônias britânicas na África. Em 1901, tornou-se major-general e um herói aos olhos de seus compatriotas com a tomada de Mafeking, na África do Sul. Seu sucesso em tantas guerras deveu-se, segundo o próprio general, ao livro que escrevera para os militares, Aids to Scouting (Ajudas à Exploração Militar). O livro estava sendo usado como um compêndio nas escolas masculinas. Baden-Powell viu nisto um desafio. Compreendeu que estava aí a oportunidade de ajudar a juventude.
No verão de 1907 foi com um grupo de 20 rapazes separados por 4 patrulhas para a Ilha de Brownsea, no Canal da Mancha, a fim de realizar o primeiro acampamento escoteiro que o mundo presenciou. O acampamento teve um completo êxito. Nascia, assim, o escotismo.

A Promessa Escoteira
A promessa escoteira sintetiza o embasamento moral do Movimento Escoteiro. No momento da Promessa, os membros do Movimento comprometem-se, voluntariamente, a conduzirem-se de acordo com a orientação moral do Movimento, reconhecendo a existência de deveres que têm de ser cumpridos.
"Pela minha honra, eu prometo que farei o meu melhor para cumprir meu dever para com Deus e o Rei, ajudar os outros em todas as ocasiões e obedecer à Lei Escoteira."

A flor de lis

A Lei Escoteira
Quando Baden-Powell idealizou a Lei Escoteira, decidiu não estabelecer leis proibitivas, mas conceitos para formação de pessoas benévolas, para que, desta forma, o jovem escoteiro tivesse onde se espelhar e pudesse se orientar.

Os Dez Artigos da Lei Escoteira
1.   A Honra, para Escoteiros, é ser digno de confiança.
2.   O Escoteiro é leal ao Rei, à sua pátria, aos seus escotistas, aos seus pais, aos seus empregadores, e aos seus subordinados.
3.   O Dever para o Escoteiro é ser útil e ajudar o próximo.
4.   O Escoteiro é amigo de todos e irmão dos demais escoteiros, não importando a que país, classe ou credo o outro possa pertencer.
5.   O Escoteiro é cortês.
6.   O Escoteiro é amigo dos animais.
7.   O Escoteiro obedece às ordens dos seus pais, do seu monitor ou do seu chefe escoteiro.
8.   O Escoteiro sorri e assobia sobre todas as dificuldades.
9.   O Escoteiro é econômico.
10.O Escoteiro é limpo no pensamento, na palavra e na ação.

Saudação do escoteiro

O Movimento Escoteiro é um movimento global que produz uma real contribuição na criação de um mundo melhor. A finalidade é o caráter com um propósito. E o propósito é que essa geração seja sadia no futuro, para desenvolver a mais alta forma de compreensão e dever para com Deus, a pátria e o próximo.
Uma pessoa com liberdade e integridade, de mente aberta e com um coração verdadeiro, forte em sua determinação, responsável e ter confiança sobre seus julgamentos e ações. Uma pessoa que coloca acima de sua vida, a verdade de suas palavras.
Pronto para servir outros, envolvido com a comunidade, comprometido com a democracia e com o desenvolvimento, amante da justiça e promovedor da paz, que valoriza o trabalho humano e constrói a sua família em amor, consciente de sua própria dignidade e de outros, dividindo com todos a alegria e a afeição.
Uma pessoa criativa que deixa o mundo melhor do que quando ele encontrou e que promove grandes esforços para manter a integridade da natureza, aprende continuadamente e procura por caminhos que permanecem inexplorados; que faz o seu trabalho bem e é livre de avidez para com posses e é independente de bens materiais. Uma pessoa espiritualizada, com um senso transcendental de vida, que é tem o peito aberto para com Deus, vive a sua vida com alegria e faz dela parte do dia; e é aberto a diálogo, compreende, respeita a fé e a religião do próximo.


Alfabeto em sinais
Modalidades do Escotismo

Escotismo Básico
A Modalidade Básica, caracterizada pelo escoteiro típico, sendo a modalidade com o maior número de integrantes, apresenta grande flexibilidade de atividades e com formação geralmente mais voltada para a atividade excursionista, campismo e montanhismo. Os acampamentos exigem inúmeras técnicas escoteiras, dentre elas a que se destaca é a pioneiria, uma forma de suprir a necessidade de móveis e como um modo de proteção, normalmente constituídas por troncos de madeira e unidas através de amarras.

Escotismo do Mar
O que caracteriza o Escotismo Modalidade do Mar é que eles realizam suas atividades preferencialmente na água, onde quer que exista água em quantidade e profundidade suficientes para que uma embarcação possa navegar, seja ela de que tipo for. Sendo assim podem existir Escoteiros do Mar, seja esta água de mar, de rio, lago, lagoa ou pantanal. Procurando desenvolver nos jovens o gosto pela vida no mar, pelas artes e técnicas marinheiras, pela navegação à vela e a motor, pelas viagens e transportes marítimos, pela pesca, pelo estudo da oceanografia, pela exploração e pelos esportes náuticos, incentivando o culto das tradições da marinha. A gama de atividades que podem ser realizadas é enorme, indo da tradicional navegação a remo até mergulho ou windsurf.

Escotismo do Ar
A Modalidade do Escotismo do Ar, não foi idealizada pelo fundador, Baden-Powell, das outras duas modalidades, básica e do Mar, nem mesmo na Inglaterra, a Modalidade do Ar teve sua origem no Brasil.
Dia 28 de abril de 1938, é oficializado o primeiro Grupo Escoteiro da Modalidade do Ar, o Grupo Escoteiro do Ar Tenente Ricardo Kirk, tendo como responsáveis o Major Aviador Godofredo Vidal, o Tenente Coronel Aviador Vasco Alves Secco e o Primeiro Sargento Telegrafista Jayme Janeiro Rodrigues, na época servindo no 5º Regimento de Aviação, atual CINDACTA II, em Curitiba.
O Escotismo Modalidade do Ar procura desenvolver nos jovens, além dos valores da Modalidade Básica, o gosto pelo aeromodelismo, aeroplanos, pelos problemas de aeroportos, aeronavegação, aeropropulsão, pelo pára-quedismo e pelos esportes aéreos, pelo estudo da meteorologia e da cosmografia, pelo mundo aeroespacial e pela cosmonáutica, incentivando o culto das tradições da aeronáutica do país, conforme portaria do então Ministro da Aeronáutica, Brigadeiro Nero Moura, em 1951.
A União dos Escoteiros do Brasil, fundada em 4 de novembro de 1924, é uma sociedade de âmbito nacional que congrega os Grupos de Escoteiros no Brasil. Hoje existem cerca de 60.000 escoteiros filiados à UEB, que é filiada à Organização Mundial do Movimento Escoteiro.
Os escoteiros no Brasil estão divididos em:
Lobinhos (de 6,5 a 10 anos)
Escoteiros (de 11 a 14 anos)
Seniores (de 15 a 17 anos)
Pioneiros (de 18 a 21 anos)

Lobinho 'Sempre Alerta'
Lendo tudo que está descrito acima como sendo o perfil de um escoteiro, me pergunto por que há apenas 60 mil deles no Brasil inteiro? Por que os pais não incentivam seus filhos e filhas (pois existe também o Movimento das Bandeirantes) a fazerem parte de uma organização tão saudável, útil para todos e profícua como esta? Será que é porque é careta, é pagar mico, sair às ruas usando o uniforme que tem aquele lencinho típico no pescoço? Ou será que é porque seu filho não levará nenhuma vantagem nisso? Infelizmente, deve ser uma mistura de tudo isso. Mal sabem esses pais que os rapazes e moças vão se doar à sociedade, ao bem comum para só então saber o verdadeiro significado da palavra recompensa.

Fonte: Portal da União dos Escoteiros do Brasil, UEB

Um comentário:

  1. OI ELIANE,

    impecável seu texto.

    Quase fui escoteiro, mas quase mesmo, e só não fui porque na época meu pai era muito "controlador" e achava que acampar, ficar fora de casa, não seria uma boa.

    Bem , respeitei (tinha) a opinião dele.

    Um movimento maravilhoso e algumas semansa atrás no Programa do Jô houve uma grande homenagem ao escotismo, eu inclusive ví o programa.

    Um abração carioca e fique com Deus!

    ResponderExcluir

Tô só de olho em você...
Já ia sair de fininho sem deixar um comentário, né?!
Eu gosto de saber sua opinião sobre o que escrevo.
Não tem de ser só elogio... Quero sua opinião de verdade!