sexta-feira, 1 de outubro de 2010

A História do Metro

Antes da decisão de escolher um metro-padrão idêntico para todo o mundo, as medidas eram feitas em referência ao ser humano: a polegada, o pé, o comprimento dos braços abertos de um homem. Como todo ser humano é diferente, nós fixamos, freqüentemente, como referência, o rei, o que era um símbolo monárquico de ser forte.
O metro foi oficialmente definido pela primeira vez em 1790 pela Academia de Ciência como sendo a décima-milionésima parte de 1/4 de um meridiano terrestre. Ele foi adotado pela França em 7 de abril de 1795 como medida oficial de comprimento. Alguns anos mais tarde, em 1799, um metro-padrão feito de platina foi criado a partir desta definição e se tornou a referência.
Metro-padrão no 36 da Rue de Vaugirard no 6ème em Paris


De fevereiro/1796 a dezembro/1797, o acordo feito na Convenção da Academia de Ciência mandava que se distribuíssem por Paris 16 metros-padrão gravados em mármore para que a população se acostumasse com a nova medida. Hoje, apenas 4 subexistem na cidade: um deles, e que é original do século XVIII, está na 36, Rue Vaugirard, à direita da entrada do prédio. O segundo, substituído em 1848, fica na 13 Place Vendôme, à esquerda da entrada do Ministério da Justiça, o terceiro está em Croissy-sur-Seine numa parede da Rue du Mètre em Yvelinnes e o quarto está em Sceaux, Hauts-de-Seine.
Metro-padrão no 13 da Place Vendôme, à esquerda da entrada do Ministério da Justiça.
Desde 1983, o metro se define como sendo a distância percorrida pela luz no vácuo em 1:299 792 458 segundos.





0 comentários:

Postar um comentário

Tô só de olho em você...
Já ia sair de fininho sem deixar um comentário, né?!
Eu gosto de saber sua opinião sobre o que escrevo.
Não tem de ser só elogio... Quero sua opinião de verdade!