quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Já ouviu falar dos Trolls?

Um troll,[1] em “internetês”, designa uma pessoa cujo comportamento tende sistematicamente a desestabilizar uma discussão, provocar e enfurecer as pessoas envolvidas nela. O termo surgiu na Usenet,[2] derivado da expressão trolling for suckers (lançar a isca para os trouxas), identificado e atribuído ao(s) causador(es) das sistemáticas flamewars[3] e não os trolls, criaturas tidas como monstruosas no folclore escandinavo.

Lembre-se de não alimentá-lo...

O comportamento do troll pode ser encarado como um teste de ruptura da etiqueta, uma mais-valia das sociedades civilizadas. Perante as provocações insistentes, as vítimas podem (ou não) perder a conduta civilizada e envolver-se em agressões pessoais. Porém, independentemente da reação das vítimas da trollagem, o comportamento do troll continua sendo prejudicial ao fórum, pois o debate ou degenera em bate-boca ou prossegue sendo vandalizado pelo troll enquanto este tiver paciência ou interesse de atuar.
Há várias sistemáticas desenvolvidas por trolls para atuar num fórum de Internet, entre elas:
1. Jogar a isca e sair correndo. Consiste em postar uma mensagem de grande polêmica já esperando uma grande reação em cadeia e flamewar. Porém, o troll não se envolve mais na discussão, some após a mensagem original e se diverte com a repercussão. Uma forma mais branda é postar notícias polêmicas, às vezes mensagens não-verídicas, só para observar a reação da comunidade.
2. Induzir a baixar o nível: alguns trolls testam a paciência dos interlocutores, induzem e persuadem a pessoa a perder o bom senso na discussão e apelar para baixaria e xingamentos. Com isso, o troll "queima o filme" da pessoa, pois consegue que ela se auto-difame na comunidade por ter baixado o nível do dedate no fórum.
3. Repetição de falácias: outro método usado que induz ao cansaço. Aqui o troll repete seu conjunto de falácias até que leve seu interlocutor à exaustão, alegando depois ter vencido a discussão após o abandono do oponente.
4. Desfile intelectual: um troll pode ter um bom nível intelectual, vocabulário sofisticado diante de outros discursantes, desfilar referências e contradizer os argumentos dos rivais por conhecimento e pesquisa, muitas vezes expondo-os ao ridículo e questionando sua formação educacional.

Motivações
Alguns trolls se destacam mais do que os outros. O que motiva um troll a agir geralmente é auto-afirmação, ideologia, fanatismo, sacanagem ou, simplesmente, falta do que fazer, um ocioso (coitadinho...). Em entrevistas na Usenet, troll famosos confessaram que buscavam apenas um pouco de atenção e combate ao tédio do cotidiano. A maioria deles também tinha alguma característica mal-resolvida de personalidade, como trauma, fracasso financeiro ou amoroso e até patologias psicológicas.


... Mas eliminá-lo !
Grupos
Alguns trolls simpatizantes por determinado assunto agem em grupo. Dentro desse grupo alguns têm papel na argumentação, outros na ridicularização e outros apenas na concordância, intimidando o adversário emocionalmente e, quase sempre, o levando a abandonar a discussão. É muito difícil combater trolls em grupo, sendo necessário um “moderador” para banir todos eles, em caso de persistência.
Em certos fóruns esses indivíduos podem ser forjados por uma única pessoa, respondendo por várias pessoas virtuais diferentes para embasar sua própria opinião ou discutir consigo mesmo. Esse recurso é conhecido como clone e sua eficácia depende da eficiência do moderador do fórum, que pode facilmente identificar clones pelos números IP.
Há casos de um moderador se aliar a um grupo de trolls e atraírem vítimas a expor sua opinião e discordância aos temas debatidos, mas que logo em seguida são massacrados por todos. Isso gera o sentimento de satisfação a todos do fórum. Esse fenômeno é recente e atualmente observado em blogs e comunidades do Orkut, onde os moderadores atuam por meio da intolerância, preconceito e provocação, disfarçados de opinião, e junto formam um elo comunitário de auto-afirmação.

Como diagnosticar um Troll
Trolls frequentemente demonstram um comportamento padrão. E um dos sintomas apresentados e de mais fácil identificação é o fato de não saberem escrever ou se expressar corretamente. Recorrem a gírias e palavrões e usam abreviações difíceis de compreender. Isso além da listinha com as quatro principais maneiras de atuar desses “monstrinhos virtuais”.
O artigo ‘The Art of Trolling’, publicado na web, considera que um troll não é um monstro rabugento que vive embaixo de uma ponte abordando passantes, mas alguém que posta sua opinião com a intenção de produzir um grande volume de respostas levianas. O conteúdo de uma postagem de um troll costuma atingir diversas áreas. Pode consistir numa aparente contradição tola do senso-comum, uma ofensa deliberada aos leitores ou um largo pedido para postagens sequenciais.

Combate
Antes acreditava-se que para combater trolls de forma eficiente, havia uma regra básica. Não alimente os trolls. Significava ignorar completamente alguém que se comporta como troll mesmo que a vontade de responder fosse grande, para que ele morresse por inanição. O fundamento dessa regra vem do fato de que se você discute com um troll, ele já ganhou de você. Como um troll precisa de atenção para obter prazer e ser bem sucedido, ignorando um troll, os usuários não apenas intimidariam seu ato como também provocariam profunda frustração nele. O problema é que, quanto maior o quórum do debate, mais difícil fica realizar essa tarefa, pois em qualquer grupo de debate sempre haverá alguém que responda ao troll. Mesmo que ninguém responda, nada é mais fácil do que convocar um segundo troll para discutir. Recentemente, tornou-se comum observar a invasão de fóruns por grupos de trolls em que alguns "defendem" um ponto de vista e outros "defendem" o oposto, apenas para baixar o nível do debate, utilizando-se de argumentos estereotipados, falaciosos ou ofensivos.



Aos internautas sem poder de moderação, cabe apenas colaborar com a moderação indicando a atuação dos trolls e solicitando providências. Se a moderação não atuar rápida e adequadamente, o melhor é simplesmente abandonar o ambiente, pois a presença de trolls põe em xeque a credibilidade do blog ou do fórum. Aos moderadores de blogs, fóruns e comunidades, cabe evitar que um troll provoque estragos usando os poderes de moderação. As recomendações gerais são as seguintes:
1. Estabelecer regras de comportamento claras, postadas em local bem visível para que não possa ser alegado seu desconhecimento.
2. Vigiar o conteúdo das mensagens para se certificar que nenhum direito está sendo violado.
3. Cortar pela raiz comentários provocativos, banindo temporária ou permanentemente os autores e alertando frequentemente os comentaristas de boa-fé para não alimentar os trolls.
4. Ignorar ameaças e agir friamente em face de um clima desestabilizado.
5. Não deixar se envolver ideologicamente contra a opinião do troll, pois isso leva à geração de novos trolls que discordam do anterior e têm respaldo da moderação. Isso abala a credibilidade do próprio fórum.
6. Fazer checagem de IP para certificar-se que não há clones.
7. Não costuma ser muito eficiente, mas pode-se dar um ultimato a um grupo de trolls quando esses começarem a passar dos limites. Não se deve hesitar em expulsar os trolls em caso de reincidência.
8. Deletar todas as mensagens dos trolls pode afastar contribuidores legítimos apenas levantando pontos de polêmica na comunidade. Por outro lado, não deletar pode gerar o efeito de "busca do troféu" em que trolls invadem um espaço, mesmo sabendo que serão expulsos, apenas para deixar sua marca. A aplicação de uma ou outra estratégia deve ser analisada caso a caso. O ideal é se instaurar uma política de flood e posts ofensivos nas regras.
9. Finalmente, há que se lembrar que a própria moderação pode ser composta ou infiltrada por trolls, caso em que só resta abandonar o ambiente.




Temas
Há muitos temas que são campo de atuação de trolls. No início do fenômeno na Usenet era observado embates de opinião sobre tecnologia, ou seja, computadores, sistemas operacionais e empresas de tecnologia e, até hoje, esse é um grande motivador aos nerds e geeks que habitam fóruns.
Em fóruns mais generalistas, a discussão política e de temas polêmicos é muito grande movimentando grande números de pessoas e opiniões. Atualmente, o fenômeno pode ser constatado no Orkut, especialmente em comunidades de cunho político, como Direitos Humanos, Liberalismo e Marxismo. Há também um fenômeno de trolls que se unem em ideologias condenáveis e criminosas, como suporte ao nazismo, racismo, homofobia, abuso sexual de menores e difamação à mulher. Há também, embora em menor quantidade, movimentos trolls de religião, medicina, cinema e música, mais especificamente Rock.
Atualmente, e esta é uma opinião pessoal minha, até no LinkedIn já há trolls “brincando” de destruir o que os “coleguinhas” estão construindo. Há pouco tempo, depois de causar uma confusão enorme num fórum do qual eu participava, uns dias depois, quando todos no fórum já haviam se entendido e tudo estava sereno, o engraçadinho deixou um post dizendo o seguinte: “hummm...não vou irritar ninguém.”

Notas
[1] Os Trolls fazem parte da mitologia escandinava, que os descreve como seres que vivem debaixo da terra e são baixos, sujos, feios, agressivos, burros e ainda por cima verdes.
[2] Usenet ou Unix User Network é uma rede para comunicação onde usuários postam mensagens de texto em fóruns que são agrupados por assunto. Esta rede surgiu em 1979, estabelecida publicamente em 1980, na University of North Carolina e na Duke University, uma década antes da World Wide Web ser desenvolvida e aberta para acesso público à Internet. A Usenet é uma das mais antigas redes de comunicação por computador ainda em uso generalizado.
[3] É a expressão que se usa para designar as discussão acaloradas entre os componentes de um fórum, quando já estão postando ataques pessoais uns aos outros, em vez de debater o tema em questão, depois de um “trabalho bem feito” de trolls.

Fonte:
1. flayme.com. Trolls - A Guide
2. Wikepedia
3. The Art of Trolling

3 comentários:

  1. Adorei esse post! Já fui vítima de troll quando escrevia no blog do jornal Lance! Era incrível como o futebol é propício para a diversão de um troll, KKKKKKKKK... pois falam o que dá na cabeça sem razão e sem juízo, apenas para irritar torcedor adversário. E já viu no que dá...

    Também já vi alguns desses no blog do Sakamoto. São realmente especialistas em incendiar um fórum e até distanciar-se completamente do foco da discussão.

    Grande abraço!
    Adriano

    ResponderExcluir
  2. Oi Adriano. Ainda outro dia eu topei com um espécime destes em pleno LinkedIn. Quase nem acreditei... Resolvi fazer o post. :)))

    ResponderExcluir
  3. Esse fórum ja foi melhor frequentado.

    ResponderExcluir

Tô só de olho em você...
Já ia sair de fininho sem deixar um comentário, né?!
Eu gosto de saber sua opinião sobre o que escrevo.
Não tem de ser só elogio... Quero sua opinião de verdade!