segunda-feira, 28 de março de 2011

2000 Folhas

Essa é para todos os gourmets de plantão. O 2000 folhas da Maison Pierre Hermé em Paris já faz parte do seu menu fixo. O 2000 folhas, criado pelo chef chocolatier-pâtissier, Pierre Hermé, convive harmoniosamente com suas texturas. O creme mousseline praliné lhe confere um sabor todo especial. Ele consiste de massa folhada crocante caramelizada e praliné, cujas lâminas finas rendadas lhe dão a espessura perfeita. Sublimemente delicioso. Para os verdadeiros gourmets, a Maison Pierre Hermé recomenda, como acompanhamento, o Vin Cuit de Provence.

Vin Cuit de Provence
Na França, o vin cuit é uma tradição provençal que tem suas origens na região próxima à Aix-en-Provence e à montanha Sainte-Victoire. É um vinho artesanal obtido pela concentração da uva cujo mosto é aquecido em chama viva. O objetivo é obter, sem ferver, uma evaporação homogênea. Durante o cozimento, é produzida uma espuma na superfície que deve ser constantemente retirada, pois ela pode deixar um amargor no vinho. Quando a metade do suco já se evaporou, deixa-se esfriar. O suco é colocado, em seguida, em reservatórios para uma lenta e longa fermentação. Esta fermentação cessará naturalmente. O equilíbrio final é obtido a 15% de álcool e, em média, 90g de açúcares residuais. Em seguida, ele é colocado em barris para o envelhecimento por vários meses. O verdadeiro vin cuit não pode ser confundido com alguns aperitivos ou vinhos alicorados, como o vinho do Porto, por exemplo. O vin cuit é um vinho doce e leve. Pode-se degustá-lo a 10/12 °C como acompanhamento de sobremesas, muito particularmente, tortas e sobremesas feitas com frutas vermelhas ou com chocolate.

Geralmente, a Maison Pierre Hermé faz, no início do outono, o Fetish Millefeuille, uma espécie de ”Saison du Millefeuille”. Fazem parte do menu os Millefeuille Ispahan, Montebello, Eden, Mogador, Infiniment Vanille e Carrément Chocolat.
Vale a pena conferir.

Maison Pierre Hermé Paris
72, rue Bonaparte
No 6ème, bem pertinho da Saint Sulpice.
185, rue Vaugirard
No 15ème, quase na esquina com Boulevard Pasteur.

2000 folhas, massa folhada crocante caramelizada e praliné


0 comentários:

Postar um comentário

Tô só de olho em você...
Já ia sair de fininho sem deixar um comentário, né?!
Eu gosto de saber sua opinião sobre o que escrevo.
Não tem de ser só elogio... Quero sua opinião de verdade!