quinta-feira, 31 de março de 2011

Quando você pensa que já viu de tudo...

Honoris causa, abreviado como h.c., é uma locução latina (em português: "por causa de honra") usada em títulos honoríficos concedidos por universidades a pessoas eminentes, que não necessariamente sejam portadoras de um diploma universitário mas que se tenham destacado em determinada área (artes, ciências, filosofia, letras, promoção da paz, de causas humanitárias etc), por sua boa reputação, virtude, mérito ou ações de serviço que transcendam famílias, pessoas ou instituições. Historicamente, um Doutor honoris causa recebe os mesmos tratamento e privilégios daqueles que obtiveram um doutorado acadêmico de forma convencional - a menos que se especifique o contrário.

A pessoa que recebe o título de "doutor honoris causa" pode usar a abreviação "Dr. h. c.". Caso já tenha um título de doutorado acadêmico, poderá utilizar a abreviação "Dr. Dr. h. c.". A pessoa honrada com mais de um título de doutor honoris causa, poderá usar a abreviação "Dr. h. c. mult." (Doutor honoris causa multiplex).

A titulação de Lula, na Universidade de Coimbra, começou às 10h30, na Biblioteca Joanina, construção que ostenta nas paredes ouro brasileiro. De lá saiu um cortejo com os doutores das várias faculdades, identificadas pelas cores dos capelos (capa que vai sobre os ombros). Amarelo para medicina, vermelho para direito, a que concedeu o título a Lula. À frente, um quinteto de sopros conduz à marcha. Da torre, tocam os quatro sinos. Seguem todos para a Sala dos Capelos, construída no século XIII.

Cortejo com os doutores das várias faculdades, identificadas pelas cores dos capelos.
 

Existe uma "hierarquia" dentre esses títulos relativos ao mérito, quais sejam:
Mérito Universitário
Professor Emérito
Professor Honoris Causa
Doutor Honoris Causa
O título Professor Honoris Causa, é concedido, ao professor ou cientista ilustre, não pertencente à Universidade que o premia, mas que tenha prestado relevantes serviços a ela. Interessante é que o título de Professor Honoris Causa está um degrau abaixo ao de Doutor Honoris Causa, mas o título de Professor o Sr. Lula não pode receber.



4 comentários:

  1. Luiz Inácio Lula da Silva, dr. h. c. mult....Isso não é coisa de "zelite"?

    ResponderExcluir
  2. Agostinho, desculpa-me a ignorância, o seu "zelite" está para o meu "foderástico" em que proporção? Tendi, não. >:|

    ResponderExcluir
  3. É como dizia meu velho amigo Não-lembro-quem: "para toda problemática existe uma solucionástica".

    Assim, como nosso ilustre ex-presidente não pode receber titulação baseada no conhecimento adquirido formalmente, resta-lhe o glorioso h.c. por ter feito algo relevante (só não sei ainda o quê) à digníssima universidede portuguesa...

    Abraços!
    Adriano

    ResponderExcluir
  4. Oi Adriano. Acho que foi um jogador de futebol que disse isso, mas eu sou analfabeta em futebol.

    O feito relevante? Moleza. A quantidade de brasileiros que foram postos lá. De um modo ou de outro, graças à CAPES. Mas não pesquisei essa parte, por isso não publiquei. Na internet está cheio de blogs que dizem isso. Não deixa de ter sua lógica, né?!

    abração,
    Eliane

    ResponderExcluir

Tô só de olho em você...
Já ia sair de fininho sem deixar um comentário, né?!
Eu gosto de saber sua opinião sobre o que escrevo.
Não tem de ser só elogio... Quero sua opinião de verdade!