quarta-feira, 30 de março de 2011

A Capela Sistina

Michelangelo di Ludovico Buonarroti Simoni nasceu em Caprese em 6 de Março de 1475 e morreu em Roma, em 18 de fevereiro de 1564. Foi pintor, escultor, poeta e arquiteto renascentista italiano. Caprese fica perto de Arezzo, na Toscana e Michelangelo foi o segundo de cinco filhos. Seu pai, Ludovico, quando residente em Caprese, era magistrado. Michelangelo cresceu em Florença e mais tarde viveu com um escultor e sua esposa na localidade florentina de Settignano, onde seu pai tinha uma mina de mármore e uma pequena fazenda.

A mais famosa dentre suas tarefas foi, sem dúvida, a pintura monumental do teto da Capela Sistina, no Vaticano, que levou quatro anos para ser feita (1508 – 1512). Michelangelo originalmente deveria pintar os 12 Apóstolos, mas protestou e pediu uma tarefa mais audaciosa. Um esquema que representasse a Criação, a Queda do Homem e a Promessa da Salvação. O trabalho faz parte de uma decoração muito mais complexa que, em conjunto, representa toda a doutrina da Igreja Católica.
A Capela Sistina fica no Palácio Apostólico, residência oficial do Papa na Cidade do Vaticano, erguida entre os anos 1475 e 1483, durante o pontificado do Papa Sisto IV. A Celebração Eucarística de inauguração ocorreu em 15 de agosto de 1483. Era um projeto relativamente simples e despretensioso. No início, destinado ao culto particular dos papas e da alta hierarquia eclesiástica. Contudo, fruto de uma época de expansão política e territorial da Santa Sé, viria a tornar-se um dos símbolos desta, tamanha sua magnificência. A celebridade da capela deve-se, também, ao fato de nela se realizarem os conclaves para a eleição do Sumo Pontífice da Igreja Católica Romana.

Vejam aqui a magnífica beleza da pintura de Michelangelo na Capela Sistina no Vaticano. Após carregar a imagem, clique no mouse e arraste para cima ou para baixo, para a esquerda ou para a direita. Os sinais '+' e '-' no canto da tela ampliam ou afastam a imagem em até 400 vezes.

Capela Sistina no Vaticano

0 comentários:

Postar um comentário

Tô só de olho em você...
Já ia sair de fininho sem deixar um comentário, né?!
Eu gosto de saber sua opinião sobre o que escrevo.
Não tem de ser só elogio... Quero sua opinião de verdade!