quinta-feira, 24 de março de 2011

Adeus aos olhos cor violeta

Em homenagem à Elizabeth Rosemond Taylor, nascida em Londres, 27 de fevereiro de 1932 e que faleceu ontem, 23 de março de 2011, em Los Angeles, aos 79 anos, publicarei mais uma vez sua belíssima foto ao lado de Montgomery Cliff, em 1951, ano do filme A Place in the Sun - Um Lugar ao Sol. Liz também atuou em 'Gata em teto de zinco quente' em 1958, ao lado de Paul Newman, e em 'Assim caminha a humanidade' em 1956, último trabalho do ator James Dean. Em 1963, protagonizou 'Cleópatra' e tornou-se a primeira atriz a receber um cachê de US$ 1 milhão. Liz ganhou dois Oscars como melhor atriz, um em 1961, por sua atuação no filme 'Butterfield 8' e outro em 1967, no filme 'Who's Afraid of Virginia Woolf?'

Foi pioneira no desenvolvimento de ações filantrópicas, levantando fundos para as campanhas contra a AIDS a partir da década de 1980, logo após a morte de Rock Hudson. Seus vários trabalhos filantrópicos foram amplamente reconhecidos pelos americanos. Não acrescentarei nenhuma informação sobre seus casamentos, pois penso que são irrelevantes. Liz Taylor era uma mulher extraordinária que viveu a vida ao máximo, com muita paixão, humor, e amor.

Sua coleção de joias é algo impressionante. Só de Richard Burton ganhou duas de suas mais cobiçadas peças, o 'diamante Krupp' e a pérola 'La Peregrina', além de um diamante em formato de coração descoberto no século XVI, que pertenceu a uma das esposas do imperador indiano Shah-Jahan. Ela justificava seu gosto pelas pedras preciosas dizendo que “grandes garotas precisam de grandes diamantes”. Em 2002, a atriz revelou parte de seu acervo, que incluía peças das marcas Cartier, Chopard e Tiffany, no livro 'My love affair with jewelry', Meu caso de amor com as joias.

Liz tratou vários problemas de saúde ao longo dos anos, incluindo uma insuficiência cardíaca crônica. Em 2009, foi submetida a uma cirurgia para substituir uma válvula defeituosa no coração. Em fevereiro deste ano, novos sintomas relacionados à sua insuficiência cardíaca levaram-na ao hospital, onde esteve internada por seis semanas e veio a falecer após uma cirurgia. O sepultamento do corpo de Elizabeth Taylor foi no cemitério Forest Lawn Memorial Park, em Los Angeles.

Elizabeth Taylor e Montgomery Cliff no filme 'A Place in the Sun' em 1951.


0 comentários:

Postar um comentário

Tô só de olho em você...
Já ia sair de fininho sem deixar um comentário, né?!
Eu gosto de saber sua opinião sobre o que escrevo.
Não tem de ser só elogio... Quero sua opinião de verdade!