sexta-feira, 23 de março de 2012

Alida Valli, quem conhece?



Vi esta foto de uma atriz de Hollywood e logo imaginei... Que bela foto de Grace Kelly! Hãã?! Nada disso! Essa belíssima mulher não é Grace Kelly. Ela é uma atriz italiana linda, de enorme talento, sofisticada e de origem nobre, a Baronesa von Marckenstein und Frauenberg. Seu nome completo, Alida Maria Laura von Altenburger. Nascida em 31 de maio de 1921, em Pula, na Ístria Italiana, hoje, parte da Croácia.

Dona de especial sensibilidade, ela dedicou-se ao cinema e, nos primeiros anos da década de 1940, já era uma atriz “da moda”, disputada pelos produtores da época. Seu nome era poético, Alida significa "voando como um pássaro". Foi chamada de “The next Garbo” e seus lindos olhos verdes eram sua marca registrada. Na minha humilde opinião, Alida Valli foi dona do segundo lugar no "ranking" dos mais belos olhos verdes italianos. O primeiro lugar neste "ranking" ainda está bem vivo, graças à Deus!

De 1936, quando fez seu primeiro filme, I due sergenti, até 2002, quando atuou pela última vez, aos 81 anos, em Semana Santa, Alida Valli fez 109 filmes, além de ter atuado em cerca de 30 peças de teatro. Ainda durante os anos 1940, foi considerada “a namoradinha da Itália”. Foi neste mesmo período que Alida recusou-se a fazer filmes de propaganda do regime fascista de Benito Mussolini, que a considerava “a mulher mais bonita do mundo”. Ela passou, então, a ser perseguida e teve de se esconder para evitar possível prisão e execução, isso segundo informações constantes na internet.

No auge do sucesso, em 1954, sua popularidade foi abalada com um escândalo envolvendo sexo, drogas, ritual religioso e morte. Ela estava em Torvajanica, uma praia particular próxima a Napóles, participando de uma orgia coordenada pelos Illuminati, ao lado de autoridades da igreja católica e da política, quando a desconhecida Wilma Montesi, de 21 anos, utilizada como sacerdotisa de uma missa adonaicida e escrava sexual, morreu de esgotamento físico, e também, de uma overdose de drogas. Este infortúnio provocou a renúncia do ministro das Relações Exteriores da Itália, Attilio Piccioni, pois um filho seu fazia parte da maratona sexual; inspirou uma cena de "A Doce Vida", de Federico Fellini; e resultou na separação definitiva da atriz de seu marido, Oscar De Mejo. A publicidade desagradável foi tão intensa que quase arruinou sua carreira.

Durante sua carreira, Alida teve participações em produções de Michelangelo Antonioni, Luchino Visconti, Claude Chabrol, Pier Paolo Pasolini, Valerio Zurlini, René Clement, Bernardo Bertolucci, além de Alfred Hitchcock. Em 22 de abril de 2006, aos 85 anos, Alida Valli faleceu em Roma, na Itália.

Apaixonem-se por este belíssimo rosto da Ístria italiana!




0 comentários:

Postar um comentário

Tô só de olho em você...
Já ia sair de fininho sem deixar um comentário, né?!
Eu gosto de saber sua opinião sobre o que escrevo.
Não tem de ser só elogio... Quero sua opinião de verdade!