quarta-feira, 21 de março de 2012

Darcy Ribeiro, 15 anos depois

Dia 17 de fevereiro passado, completaram-se 15 anos da morte de Darcy Ribeiro. Podia-se discordar de sua atuação como "político" profissional (coisa que absolutamente ele não era), mas jamais duvidar de seus ideais e de seu verdadeiro amor pelo Brasil. E apesar de sua importância para a Educação e a Cultura desse país, eu não vi nem ouvi nenhum grande meio de comunicação mencionar uma única linha sobre ele. Somente a TV Senado lhe prestou um tributo, reprisando um documentário sobre sua vida.

Darcy Ribeiro, antropólogo, escritor, "político", acima de tudo sonhador. Sonhou até o último dia de sua vida que o Brasil poderia ser muito melhor do que sempre havia sido, que poderia realizar todas as suas potencialidades como nação mestiça, justa e humana, mas que, para isso, teria de jogar todas as suas fichas na Educação, base de qualquer sociedade que almeje algum desenvolvimento.

Foi esse sonho que o moveu quando fundou, junto com Anísio Teixeira, a Universidade de Brasília (UnB) e foi também esse sonho que plantou os pilares (inspirado ainda por Anísio Teixeira, já falecido a essa época), dos famosos e polêmicos CIEPs. Entre esses dois grandes projetos, o Golpe de 64, a marca divisória do destino desse país, para bem e (ou) para o mal.

Não posso - nem quero - me deter no período pré e imediatamente pós-1964, quando eu era ainda muito jovem, mas posso dizer alguma coisa sobre os CIEPs, pois nessa época, eu já exercia minhas atividades no magistério.

Se a concepção original dessas escolas tivesse sido seguida à risca, seriam as grandes escolas-modelo desse país. A Educação do povo brasileiro, para Darcy Ribeiro, era o que de mais importante havia a se fazer, tanto que em meio ao mirabolante e "midiático" projeto do Sambódromo, ele conseguiu introduzir, ali também, a Educação. O que eram os camarotes senão salas de aula que apenas no período de Momo serviriam para a folia? E foram mesmo salas de aula durante vários anos.

A existência de uma escola em tempo integral no ensino público, onde as crianças de classes populares teriam, não só as aulas tradicionais, mas alimentação, assistência médica e odontológica, natação, salas de leitura e outras atividades extra-classe, poderia proporcionar a essas crianças uma formação mais sólida, ocupando-as com atividades saudáveis e impedindo (ou, pelo menos, dificultando) que se tornassem presas fáceis da marginalidade. Com isso, achava Darcy, o país poderia consolidar o grande salto na Educação e na estruturação de uma nova sociedade, mais justa, mais igualitária e mais feliz.

Não foi isso que aconteceu. Seu projeto foi apropriado por demagogos, por aqueles que queriam apenas usar suas ideias para manterem-se na política. Com o tempo, tudo o que ele pensou foi sendo dilapidado, deturpado e, finalmente, ruiu diante da corrupção, do descaso e da ganância.

Pouco antes de morrer, ele declarou que sabia que tinha sido derrotado, mas, mesmo assim, "não queria estar no lugar de quem o tinha vencido". E mais: apesar disso, ele continuava tendo esperança de que o Brasil ainda desenvolveria todas as suas potencialidades, que caberia a nós, povo brasileiro, realizar isso, e que essa nação mestiça só precisava de Educação para se mostrar ao mundo como realmente ela deveria ser.

Não estou aqui "endeusando" Darcy Ribeiro. Ele teve alguns erros de percurso, mas ninguém pode negar que foi um Brasileiro que amou sua pátria, coisa hoje tão difícil de se ver, principalmente entre a classe política.

Ele, Anísio Teixeira e alguns outros, tinham um Projeto de País, que é exatamente o que falta aos nossos dirigentes e representantes em todas as esferas. Um Projeto de País não se concretiza em uma ou duas legislaturas, em um ou dois mandatos; isso é coisa que se faz em longo prazo, mas para nossos políticos "não há tempo a perder". Políticos querem resultados imediatos e, de preferência, sempre bastante visíveis na mídia. Educação é semente que se planta para colher os frutos cerca de vinte anos depois. É muito tempo para quem quer se vangloriar agora!

É por essas e por outras que somos hoje a 6ª economia do mundo (num mundo em crise não me parece que isso seja grande coisa) e o 88º país em Educação, no ranking da UNESCO.

Fico aqui pensando com meus botões se não é melhor mesmo que o Darcy não esteja mais aqui para ver tudo isso. Creio que ele, apesar de seu habitual bom humor e otimismo, ficaria triste em saber que 600 mil crianças brasileiras ainda estão fora da escola (dados de 2010). Também não sei o que ele diria ao saber que estamos negando nossa mestiçagem quando alguns acusam de "politicamente incorreta" a designação de mulata às mulheres mestiças de negros e brancos, pois a palavra agora, se tornou quase pejorativa. A sociedade mestiça de que Darcy tanto se orgulhava, parece que está desaparecendo em nome do "politicamente correto", um conceito que está extrapolando os limites do bom senso. Mas esse é assunto para outro momento... Por hora, apenas rendo minha homenagem a um Brasileiro com B maiúsculo: Darcy Ribeiro.



Texto de Marilda Teixeira, colaboradora do blog.


0 comentários:

Postar um comentário

Tô só de olho em você...
Já ia sair de fininho sem deixar um comentário, né?!
Eu gosto de saber sua opinião sobre o que escrevo.
Não tem de ser só elogio... Quero sua opinião de verdade!