quinta-feira, 8 de março de 2012

Internet não rima com privacidade

Por que as pessoas fazem de tudo para guardar a sete chaves o monte de coisas que publicam nas redes de relacionamento, nos blogs etc? Não quer que ninguém veja ou saiba o que você anda fazendo? Simples, não publica na internet!

O problema é que as pessoas postam de tudo na internet, vídeos, fotos, textos, tudo. Depois, se alguém vê ou copia o que publicaram, elas batem o pé e esperneiam gritando por privacidade. Como assim? Desde quando internet rima com privacidade?


Direito autoral na era da informação é algo quase (eu disse quase, viu?!) impossível de pensar. Imaginem proteger cada foto, cada clip, que alguém produz e publica nos ‘Youtubes’ da vida! É pra lá de complexo, intrincado.

A internet é um terreno sem dono. E não é só no seu bairro, na sua cidade ou no seu país... É no mundo inteiro! Devemos ter em mente o seguinte: publicou na internet, acabou, já era, a coisa se transforma em domínio público imediatamente. É o preço da tecnologia da informação, da comunicação instantânea.

Acontece que na hora de se relacionar com o mundo através dos Facebooks, Orkuts e afins, o lado show off do ser humano explode a cada click do mouse. Aquele lado obscuro, inconfessável até, que temos de aparecer na “revista Caras”, revela-se quando temos a chance de nos mostrarmos imponentes, importantes nas redes de relacionamento, por exemplo. Isso é normal, é do ser humano. Só que temos de entender que faz parte do jogo. Postou na internet? Esqueça a privacidade. Só se publica na internet aquilo que podemos compartilhar abertamente com o mundo inteiro!

Será que ninguém se lembra que a vida é feita de escolhas? Que somos responsáveis por cada escolha que fazemos em nossas vidas? É bom lembrar também que para cada escolha que fazemos, temos um preço a pagar.

Depois não me venham de borzeguins ao leito!

0 comentários:

Postar um comentário

Tô só de olho em você...
Já ia sair de fininho sem deixar um comentário, né?!
Eu gosto de saber sua opinião sobre o que escrevo.
Não tem de ser só elogio... Quero sua opinião de verdade!