quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Eufrásia Teixeira Leite, que história de vida!


A história que vou postar hoje resultou em um texto extenso. Pensei em publicá-la em duas partes, mas acho que tiraria toda a emoção da leitura. Garanto que a história da vida de Eufrásia Teixeira Leite, que muitos não conhecem, é fascinante e riquíssima em alguns “detalhes” que prenderão sua atenção. Espero que gostem.

Eufrásia Teixeira Leite nasceu em Vassouras em 1850 e faleceu no Rio de Janeiro em 1930. Foi uma investidora financeira e benemérita brasileira. Deixou em testamento uma fortuna que poderia comprar 1.850 quilos de ouro em preços da época, cuja maior parte foi legada a instituições assistenciais e educacionais da cidade de Vassouras.
Era filha caçula do Dr. Joaquim José Teixeira Leite e Ana Esméria Correia e Castro, neta paterna do Barão de Itambé, neta materna do Barão de Campo Belo, sobrinha do Barão de Vassouras e sobrinha-neta do Barão de Aiuruoca. Tinha uma única irmã, Francisca Bernardina Teixeira Leite (1845-1899), e um irmão que morreu na infância.
A família de seu avô paterno já era muito rica quando mudou-se de Conceição da Barra de Minas para Vassouras. Seu pai e seu tio, Barão de Vassouras, se estabeleceram como capitalistas, fundando, no Rio de Janeiro, a empresa "Casa Teixeira Leite & Sobrinhos", que emprestava dinheiro a juros e realizava intermediações financeiras com os prósperos fazendeiros de café. Por outro lado, a família de sua mãe era composta somente por ricos plantadores de café.
Recebeu uma educação aristocrática na escola de moças de Madame Grivet que existia na localidade de Comércio, hoje Sebastião Lacerda, Vassouras. Além do ensino básico, aprendeu boas maneiras, a falar fluentemente o francês e a tocar piano.
Eufrásia e sua irmã herdaram, em 1872, com a morte de seus pais, a fortuna de 767:937$876 réis (767 contos, novecentos e trinta e sete mil, oitocentos e setenta e seis réis), o que equivalia na época à dotação pessoal do imperador D. Pedro II ou a 5% das exportações brasileiras. Logo depois, em 1873, morreu sua avó, a Baronesa de Campo Belo, e as irmãs receberam mais 106:848$886 réis (cento e seis contos, oitocentos e quarenta e oito mil e oitocentos e oitenta e seis réis) que lhes cabia como parte da herança, na forma de títulos, débito bancário e escravos, que logo foram vendidos.
Na época, a região de Vassouras entrava em decadência devido ao esgotamento do solo e envelhecimento dos escravos, mas os bens das irmãs não eram fazendas de café. Elas possuíam apólices de títulos da Dívida Pública do Empréstimo Nacional de 1868, ações do Banco do Brasil, depósitos bancários, títulos de crédito de pessoas, apenas 12 escravos, uma casa no Rio de Janeiro e uma grande propriedade urbana em Vassouras, atualmente conhecida como Casa da Hera ou Chácara da Hera, onde residiam com seus pais. Jovens e solteiras, as irmãs venderam ações, títulos e a casa do Rio de Janeiro, cobraram créditos, alforriaram os escravos, fecharam a casa da chácara com dois empregados incumbidos de sua conservação e partiram, em 1873, para residir em Paris. Eufrásia, além de inteligente e hábil com negócios, foi uma mulher muito bela, como mostram diversos quadros e retratos.
Eufrásia aos 30 anos
Quando viajou para a Europa, conheceu no navio o diplomata Joaquim Nabuco e iniciou um namoro com ele. As cartas amorosas que recebeu de Joaquim Nabuco foram, por expressas instruções dela, encerradas em seu caixão mortuário. Já as cartas e bilhetes que enviou a Joaquim Nabuco, estão guardados no Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais, em Recife. Algumas sugerem que algo muito íntimo, para além dos padrões da época, ocorreu entre os dois.
Joaquim Nabuco em 1870, embaixador do Brasil na França
A maior parte do namoro ocorreu na Europa, onde Eufrásia tinha interesses financeiros e mundanos. Joaquim Nabuco, porém, tinha ambições políticas no Brasil, de modo que não conseguiram concretizar o relacionamento. O romance durou de 1873 até 1887, quando Eufrásia remeteu a última carta para Joaquim Nabuco, dois anos antes de ele se casar com outra.
Antiga residência de Eufrásia Teixeira Leite em Paris, 40, rue de Bassano, próxima à Ave. Champs Elysées
Eufrásia tinha o espírito empresarial da família e investiu sua fortuna e a da irmã em vários países europeus, comprando ações de empresas que produziam as novas tecnologias da segunda Revolução Industrial e participando da internacionalização de capitais que ocorria na época. Consta ter sido a primeira mulher a entrar no recinto da Bolsa de Valores de Paris.
Instalou-se em Paris, residindo depois de 1884 com a irmã em um hôtel particulier de cinco andares, na Rue de Bassano 40, 8ème arrondissement, próximo ao Arco do Triunfo, endereço sofisticado até os dias atuais. As irmãs viviam uma vida recatada, mas participavam da vida social parisiense. Eufrásia integrou o círculo das amizades mais próximas da Princesa Isabel, quando esta estava já no exílio na França. Sua irmã, Francisca Bernardina, tinha uma séria deformação na bacia e morreu em 1899, em Paris, sem ter casado. Assim, Eufrásia herdou também a fortuna da irmã.
Entre 1874 e 1928 veio somente duas vezes ao Brasil. Viajou pelo mundo. Viu a Primeira Guerra Mundial na Europa e lamentou os danos causados aos prédios.
Foto do obituário dos jornais no dia seguinte de sua morte
Retornou definitivamente para o Brasil em 1928 e passou temporadas na Casa da Hera em Vassouras. Mantinha-se quase como reclusa, tanto que até comprou, em 1924, a chácara Dr. Calvet, ao lado da chácara da Hera, apenas para manter longe os vizinhos.
Viveu seus últimos anos no Rio de Janeiro em um apartamento em Copacabana, cercada de empregados fiéis, excêntrica e solitária. Queria retornar para Paris, mas tinha problemas renais que a impediram de viajar.
Sem "descendentes nem ascendentes", seu primeiro testamento legava toda sua fortuna para o Instituto das Missionárias do Sagrado Coração de Jesus, instituição católica com sede em Roma, na Itália, mas que geria diversos estabelecimentos de instrução no Brasil. Um segundo testamento, feito as vésperas de sua morte, legou praticamente toda sua fortuna para obras de caridade a serem realizadas por instituições da cidade de Vassouras.
Foi enterrada no Rio de Janeiro, mas, posteriormente, os seus ossos foram exumados e enterrados no mausoléu de seu avô, o Primeiro Barão de Itambé, em Vassouras. O local não tem lápide indicativa de onde estão seus ossos.
No dia da sua morte, um primo distante de Eufrásia, Antônio José Fernandes Júnior, praticamente furtou o original do seu testamento da cabeceira da sua cama a fim de evitar que ele fosse extraviado pelos outros parentes.
Foram nomeados quatro inventariantes para o espólio de Eufrásia, porém um logo morreu e outro pediu para que se retirasse seu nome. Restaram apenas os irmãos Antônio José Fernandes Júnior, que inventariou os bens do Brasil, e Raul Fernandes, que inventariou os bens do exterior.
O testamento foi contestado judicialmente pelas primas Umbelina Teixeira Leite dos Santos Silva, Baronesa de São Geraldo, Cristina Teixeira Leite d´Escragnolle Taunay, Viscondessa de Taunay, e Francisca Teixeira Leite Brhuns. A elas juntaram-se outros primos do lado paterno de Eufrásia, representados por advogados que também eram da família Teixeira Leite. Os advogados destes herdeiros deserdados alegaram a insanidade de Eufrásia devido a "uma moléstia crônica [de rins (sic)], de natureza gravíssima, que se veio processando com lentidão, aniquilando a paciente não só fisicamente como também mentalmente". Entretanto, as cartas que Eufrásia escreveu pessoalmente nos meses antes de morrer provam que ela se mantinha, aos 80 anos, completamente lúcida e ainda gerindo seus negócios.
Os herdeiros da família Teixeira Leite foram judicialmente derrotados pelos inventariantes, os irmãos Antonio José e Raul Fernandes, que eram advogados, em um confronto que durou seis anos.
Em agosto de 1937, quando os herdeiros deserdados da família Teixeira Leite tentaram reabrir o processo judicial de impugnação do testamento, a população de Vassouras revoltou-se, fechou o comércio, cercou o fórum durante as audiências e ameaçou os advogados. A polícia foi chamada pelo juiz, mas o delegado disse que os policiais tinham saído da cidade. Os advogados fugiram pelos fundos do fórum e os incidentes pararam, felizmente, aí. Um decreto presidencial, feito em plena ditadura de Getúlio Vargas, regulou que em todos casos somente podiam herdar os parentes colaterais até segundo grau, o que então calou parte dos herdeiros deserdados.
Apesar disto, os primos do lado materno, os Correa e Castro, conseguiram obter uma parte da herança alegando o testamento de Dona Ana Esméria, a mãe de Eufrásia, feito em 1872. Segundo este, se Eufrásia e a irmã morressem solteiras e sem filhos, uma parte dos bens de Dona Ana Esméria, anexados à herança das filhas, deveria passar para algumas de suas sobrinhas. Com isto, a Justiça decidiu pela distribuição de valores da herança de Eufrásia para os inúmeros herdeiros descendentes destas primas Correa e Castro.
Durante mais de vinte anos, os irmãos Antônio José e Raul Fernandes atuaram como testamenteiros. O documento resultante abrange 30 volumes de manuscritos que estão depositados no Centro de Documentação Histórica de Vassouras.
A fortuna que Eufrásia tinha herdado dos pais, da avó e da irmã tinha crescido muito com seus investimentos, apesar da grande depressão de 1929 e das perdas com empresas russas confiscadas pela revolução comunista de 1917. Era tão grande que o atestado de óbito de Eufrásia registra que exercia a profissão de "milionária".
O espólio tinha um valor estimado em 37 milhões de réis. A maior parte eram ações de 297 empresas em dez países diferentes, além de títulos de dívidas de governos. Partes menores eram a casa em Paris (que na época valia 2 milhões de francos e atualmente valeria mais de 10 milhões de euros) e um loteamento de 49 terrenos na atual rua Pompeu Loureiro em plena época de crescimento imobiliário de Copacabana. O menos valioso dos bens imóveis legados foi provavelmente a Casa da Hera, com seus móveis, decoração e utensílios domésticos, avaliada em 96:700$000 réis (noventa e seis contos e setecentos mil réis), cuja área tinha sido aumentada com a compra da chácara Dr. Calvet, avaliada em 44:050$000 réis (quarenta e quatro contos e cinqüenta mil réis).
Os principais herdeiros de Eufrásia foram a Santa Casa de Misericórdia de Vassouras, o Instituto das Missionárias do Sagrado Coração e o Colégio Salesiano de Santa Rosa de Niterói. Os dois últimos deveriam fundar dois colégios para meninas e meninos pobres, cada um mantendo cinqüenta órfãs e órfãos, e outros estudantes pagantes. O Colégio Salesiano de Santa Rosa de Niterói recusou a incumbência e a sua parte, conforme o testamento, foi passada para a Santa Casa de Misericórdia de Vassouras.
Valores menores foram legados para a Fundação Osvaldo Cruz, o agente de Eufrásia em Paris, alguns primos, empregados domésticos, além de dinheiro em espécie para os pobres de Vassouras e para os mendigos que moravam na rua em que residiu em Paris.
As cartas que enviava para seus empregados mostram que era bastante autoritária e detalhista nos seus pedidos, mas que, entretanto, pagava a todos muito bem. Todos os seus empregados receberam boas doações em vida ou legados no seu testamento. Para um ex-escravo, doou em vida uma casa no Rio de Janeiro. A filha deste escravo, Cecília Bonfim, que também foi sua empregada, afilhada e herdeira, repetiu o seu gesto e deixou um testamento legando seus bens aos pobres de Vassouras.
Nos terrenos deixados por Eufrásia em Vassouras foram construídos o Instituto Feminino para moças pobres, o colégio Regina Coeli para moças, o SENAI, o atual Fórum, delegacia e muitos outros prédios. O Hospital Eufrásia Teixeira Leite foi construído com os recursos que legou.
O testamento de Eufrásia tem várias exigências que prejudicaram o atingimento dos seus objetivos devido a fatos posteriores imprevisíveis. Todos os bens foram legados sob cláusulas de inalienabilidade e da insubrogabilidade que deviam protegê-los. Os valores obtidos com as vendas das ações foram aplicados em apólices do Tesouro Nacional, cujos juros deveriam financiar as instituições criadas como o Instituto Feminino e o hospital. Entretanto, a hiperinflação brasileira destruiu o valor original das apólices do Tesouro Nacional. Como resultado, a Santa Casa de Misericórdia de Vassouras e o Hospital Eufrásia Teixeira Leite passam hoje por séria crise financeira.
Uma das cláusulas do testamento de Eufrásia pedia "conservar a Chácara da Hera com tudo que nela existisse no mesmo estado de conservação, não podendo ocupar ou permitir que fosse ocupada por outros". Assim, a residência construída por seus pais em Vassouras é hoje o Museu Casa da Hera, considerado o melhor exemplo preservado de habitação urbana de famílias ricas do vale do Paraíba do Sul no século XIX.

Fonte: Mundos de Eufrásia, de Claudia Lage e Wikipedia

16 comentários:

  1. OLÁ ELIENE,

    TEXTO IMPECÁVEL, DENSO, MUITO BEM ELABORADO, ABSOLUTAMENTE PEDAGÓGICO E UMA NARRATIVA, SEM DÚVIDA NENHUMA , PROFISSIONAL.

    MEU NEGÓCIO É HUMOR, BEM PELO AO MENOS EU ME ESFORÇO (RS).


    E APROVEITO A OPORTUNIDADE PARA LHE CONVIDAR PARA VOCÊ ENTENDA PORQUE A MULHER TEM QUE “BOTAR PRA MAMAR”.

    O FUTURO SERÁ BEM MELHOR E A HARMONIA E A CERTEZA DO VELHO DITADO É DANDO QUE RECEBEMOS, AQUI SE APLICA COMO NUNCA!

    AGORA,VOCÊ SÓ ENTENDERÁ O TÍTULO DA CRÔNICA DE HUMOR DESTA SEMANA DO MEU BLOG : HUMOR EM TEXTO , REALMENTE , SE LER..

    SÓ LHE GARANTO QUE É IMPRESCINDÍVEL, QUE MINHA SUGESTÃO, SEJA SEGUIDA.

    ESTOU ESPERANDO PELA SUA VISITA E PRINCIPALMENTE, PELO SEU COMENTÁRIO QUE É O MAIS IMPORTANTE.

    É UMA CRÔNICA DE HUMOR, SOBRE O MAIS IMPORTANTE DOS RELACIONAMNETOS HUMANOS, SEM PALAVRAS CHULAS OU PORNOGRAFIA.

    SOMOS UMA IMENSA FAMILIA DE SEGUIDORES O QUE VOCÊ IRÁ COMPROVAR FACILMENTE.

    UM ABRAÇÃO CARIOCA.

    ResponderExcluir
  2. DESCULPE, COMETÍ UM ERRO IMPERDOÁVEL, JUSTO NO SEU NOME: ELIANE!!!

    ResponderExcluir
  3. Eliane, minha querida!
    Vc sabe que, além de admirar Vc e seu blog, sou tb grande admiradora da Eufrásia, não é? Por isso, escrevo essas linhas no seu magnífico blog para lhe parabenizar pela iniciativa de divulgar um pouco da trajetória dessa mulher incrível que foi Eufrásia Teixeira Leite, avançada para sua época, inteligente e independente. Bom saber que sua história está aqui na internet, não apenas nas "wikipedias" da vida mas tb num espaço tão bonito como esse que Vc criou.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Uma mulher muito alem de seu tempo...empreendedora, investidora hábil e grande benemérita......

    ResponderExcluir
  5. A população de Vassouras deve muito a essa grande mulher . Vivi lá e seu nome é uma lenda na cidade até os dias de hoje. A Casa da Hera guarda os ecos e perfumes dessa mulher e de uma época de luxo e sofisticação.

    ResponderExcluir
  6. Nasci em Vassouras e estou impressionado com o seu texto. Você conseguiu expressar claramente o que infelizmente muitos moradores da cidade desconhecem. Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Ronaldo, estive em Vassouras apenas uma vez por um dia inteiro. Visitei a Casa da Hera e todos os outros monumentos da cidade. Só não consegui conciliar o horário para visitar o cemitério da cidade. Pretendo voltar outras vezes, principalmente na época do Festival do Café em julho.

    Não consegui perceber, pelo pouco tempo que passei na cidade, o quanto a população conhece da história de vida de Eufrásia. Mas estive na Biblioteca Municipal e conversamos com uma das funcionárias que nos contou algumas histórias e disse (isso foi em outubro/2009) que o testamento dela já havia chegado à biblioteca e estava para ser aberto e estudado.
    Vale dar uma conferida neste tesouro entre um sarau e uma récita durante o Festival do Café.
    Pelo seu comentário, não ficou claro se você ainda mora em Vassouras. Caso não esteja mais lá, lhe digo... Volte correndo, pois sua cidade é uma lugar super agradável e acolhedor.
    Obrigada por sua visita.
    Abraços,
    Eliane Bonotto

    ResponderExcluir
  8. Eliane, assim como você sou uma admiradora desta figura extraordinária e representante das mulheres brasileiras do século XIX.Me encantei com sua trajetória de vida ao visitar o Museu Casa da Hera em Vassouras, fiz de sua história meu projeto de graduação em História e agora estou me aprofundando no Mestrado, justamente na cidade de Vassouras na USS. Seu texto é maravilhoso.

    ResponderExcluir
  9. Olá, Xará (permita-me chamá-la tão informalmente), sinto-me privilegiada de tê-la como leitora do meu blog e envaidecida por seu elogio ao texto. Seu currículo chancela minha sensação. Obrigada. : )

    Vassouras me conquistou à primeira vista. Certamente voltarei outras vezes.

    Se sua monografia estiver publicada na internet, me mande um email (elianebonotto@elianebonotto.com). Gostaria de conhecer mais sobre seu trabalho. Adoro história, como você pôde perceber através dos títulos e "cantinhos" reservados ao tema.

    Abraços,
    Eliane Bonotto

    ResponderExcluir
  10. Olá Eliane! moro em Vassouras a 11 anos e nunca tinha lido nada sobre Eufrasia tão completo!! um grande abraço e parabens!!!

    ResponderExcluir
  11. Olá, Simone. Obrigada. Realmente a vida de Eufrásia é fascinante.

    Abraços,
    Eliane Bonotto

    ResponderExcluir
  12. Tenho algumas informações sobre a "Dama dos diamantes negros"...Na Paris do séc. XIX..causava espanto...pela riqueza e independência,já madura,lançou moda com seus cabelos curtíssimos, para a época,...muito antes de Chanel...,seus olhos eram de uma cor "ambar" ,únicos e belíssimos...!! Era chamada com o apelido "carinhoso" acima, por causa da "gênese" de sua fortuna...(café = diamantes negros...).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, André. Obrigada pela visita e pelo comentário.

      Em publiquei novo post sobre Eufrásia com o título de Dama dos Diamantes Negros. Segue o link:
      http://www.elianebonotto.com/2010/08/dama-dos-diamantes-negros.html


      Abraços,
      Eliane Bonotto

      Excluir
  13. OI Eliane...
    Sou vassourense, moro em Vasssouras( Na Praça Sebastião de Lacerda, a mais bonita do Vale!!!).
    Estamos preparando um texto( com fotos , cartas etc...) para ser distribuidos aos hospedes do Mara Palace Hotel ( pois o Mara, foi uma das residencias dos Teixeira Leite ) o tio de Eufrasia , e lugar quer ela frequentava.Há alguma copia que voce poderia nos ceder?
    Naturalmente, quando do lançamento do folheto ( estamos pensando em algumas outras coisas...!!!) gostariamos de contar com sua presença. Aceita ?
    Um abraço , e parabens pelo seu texto.
    Marilia , (mariliafreitas55@gmail.com)
    Marilia


    ResponderExcluir
  14. OI Eliane...
    Onde anda voce ?
    Desistiu de Eufrasia/
    Espero que esteja bem .um abraço.

    ResponderExcluir
  15. Cheguei aqui pq vi atriz Vida falando que seu personagem Ofrasia tem esse nome por conta do Clodovil que escolheu por conta da Eufrásia.
    frasia

    ResponderExcluir

Tô só de olho em você...
Já ia sair de fininho sem deixar um comentário, né?!
Eu gosto de saber sua opinião sobre o que escrevo.
Não tem de ser só elogio... Quero sua opinião de verdade!