domingo, 5 de setembro de 2010

Restaurante Santo Scenarium, eu recomendo

Em pleno feriadão de 7 de setembro, vou sugerir um local super agradável para almoçar com a família, o Restaurante Santo Scenarium. No almoço, os pratos executivos, cuidadosamente balanceados, e com ótimo visual, são saborosíssimos, sem contar o ambiente aconchegante e confortável da casa. A carta de vinhos é honesta e há opções para todos os bolsos. Durante alguns anos, almocei lá quase todos os dias, quando trabalhava nas imediações do restaurante. A relação custo x benefício é perfeita. As duas mesas redondas do primeiro andar são, para mim, os dois melhores lugares para se apreciar, com os cinco sentidos apurados, os bons momentos de um almoço calmo, sem pressa, daqueles que você se dá o direito a sobremesa, um bom café expresso e um licor para terminar. 

Minhas mesas preferidas para o almoço
À noite, o Santo Scenarium se transforma, na minha opinião, no melhor bar de jazz do Rio. As bandas são excelentes. Não me esqueço de uma noite de sexta-feira quando saí (bem) mais tarde do trabalho e então tive a idéia. Liguei para meu marido e minha filha e fomos ouvir jazz no Santo Scenarium. Naquele dia ouvimos a banda chamada ‘IraJazz’, que ao final tocou  'Take Five' especialmente para meu marido. Os acepipes são variados e o pastel de queijo brie em forma de rolinhos, irretocável. Há ainda uma noite na semana, se não me falha a memória,  agora às sextas-feiras, dedicada ao chorinho. O repertório é de primeira, Ernesto Nazareth, Jacob do Bandolim, Pixinguinha, Cartola, Dorival Caymmi... Quer mais?! 

Vejam a recepção da réplica do anjo de Aleijadinho logo na entrada
Mais elogios ficam por conta do atendimento impecável dos rapazes e moças que nos atendem sob o comando do gerente Washington, uma figura especialíssima e de quem já estou com saudade. Ele conhece bem a arte de receber os clientes como se estivesse abrindo as portas de sua própria casa a um amigo de longa data. Preciso voltar lá em breve para matar a saudade. Nos fundos do casarão há um confortável lounge a céu aberto ocupado por divãs e sofás em estilo antigo. O ambiente do Santo Scenarium é assim... Divino, celestial, simplesmente... Santo. 

Santa Terezinha De Ávila, pintura esplendorosa que teve a mão restaurada
A localização é privilegiada, entre os Arcos da Lapa e a Praça Tiradentes, na Rua do Lavradio, no Rio de Janeiro. Em plena efervescência dos casarões do Rio Antigo, O Santo Scenarium é uma jóia incrustada em uma região plena da história carioca e, conseqüentemente, do Brasil.
O restaurante ocupa um casarão restaurado pelos proprietários, que estava totalmente abandonado. Ali foi a residência do ilustre ator João Caetano (1808-1863), e ainda no século XIX, também funcionou no casarão uma delegacia de polícia.

O ator João Caetano em 1833
Em 1884 o prédio "flagrou" o assassinato do jornalista abolicionista Apulcro de Castro, redator do jornal crítico ao império, "Corsário". Segundo Euclídes da Cunha, Apulcro foi linchado e esfaqueado pelas costas por um grupo de militares que não se intimidaram pelo fato de estarem a poucos metros da delegacia. Como lembrança desse tempo, a casa conservou parte das grades no corredor que leva ao lounge. 

A escada para o 2º andar
A decoração é incrível, com um acervo de arte sacra e barroca belíssimo. No segundo andar, lembro-me bem da pequena mesinha de dois lugares, num cantinho sossegado, encostada à parede. Dali se vê bem de perto, emolduradas em dourado, dois exemplares que eu não esperava encontrar datados do início do século XX. Duas indulgências “concedidas” pela Igreja Católica a duas famílias diferentes, uma em 1902 e a outra em 1906. Não estou muito segura das datas, mas, tão logo eu volte lá, fotografarei esses detalhes para um novo post, quem sabe?!
Hoje, uma réplica de um anjo de Aleijadinho, feito em madeira, com 2,5m, recebe os que chegam. Ainda podem ser apreciadas por toda a casa peças sacras como oratórios, anjos e diversas outras relíquias religiosas, especialmente um genuflexório feito com veludo verde que fica na plataforma da escada entre os primeiro e o segundo andares.
Santo Scenarium, eu recomendo.
Rua do Lavradio, 36
Reservas: (21) 3147-9007
Aberto de segunda a sábado a partir de 11h, exceto às segundas-feiras, quando fecham às 17h.

Amanhã, falo de vários outros prédios importantíssimos para  a  história do Brasil que ficam a alguns passos do restaurante, quase todos na Rua do Lavradio, em frente aos quais muitos de vocês já devem ter passado inúmeras vezes, sem sequer saber que eles estavam bem ali ao seu lado. Talvez vocês se surpreendam.

Um comentário:

  1. Roteiro perfeito! Visita agendada para minha próxima visita ao Rio... mas sem previsão por enquanto.

    Grande abraço!
    Adriano

    ResponderExcluir

Tô só de olho em você...
Já ia sair de fininho sem deixar um comentário, né?!
Eu gosto de saber sua opinião sobre o que escrevo.
Não tem de ser só elogio... Quero sua opinião de verdade!