segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Até quando esse escárnio vai continuar?

O palhaço Tiririca, o deputado federal mais votado do Brasil, com 1,3 milhão de votos, está em Fortaleza (CE) para descansar após as eleições. O comediante desembarcou na capital cearense na madrugada desta segunda-feira e falou, ainda no aeroporto, para uma emissora local. "Eu tô muito feliz, agora a gente vai dar uma descansada. Viemos comemorar aqui, na terra da gente, que é muito importante, e a expectativa é a melhor possível. Se Deus quiser, vamos fazer muita coisa boa", disse, em relação ao seu mandato. Tiririca disse ainda que não imaginava que seria eleito. "É sensacional, é coisa de Deus", disse.

Pior do que está... Fica.
 
Cacareco, vereador mais votado em 1959
O escárnio do voto fanfarrão, como forma de “protesto” chegou ao seu limite e só mostra a urgência da reforma política.
Cacareco, um rinoceronte do Zoológico de São Paulo, foi o "vereador" mais votado para a Câmara Municipal de São Paulo em 1959. Trinta anos depois, em 1988, foi a vez do Macaco Tião, um chimpanzé do Zoológico do Rio de Janeiro que ficou em 3º lugar na eleição para a Prefeitura carioca. Em 1959 a luta democrática avançava, havia ainda algum eco da comoção popular provocada pelo suicídio de Getúlio Vargas. À época, falsificação de resultados eleitorais ainda era muito comum, assim como o voto de cabresto etc. O lançamento do nome de Cacareco ocorreu em Osasco que era, na época, um bairro da zona oeste de São Paulo e cuja luta pela autonomia municipal esbarrava na oposição dos vereadores da capital. Lá, foram impressas cerca de 100 mil cédulas eleitorais (na época eram os candidatos e partidos que forneciam esse documento para o voto, e não a Justiça Eleitoral) em nome do símbolo do protesto. Quase imediatamente o movimento se espalhou pela cidade de tal forma que, como registrou a edição da revista O Cruzeiro, o "candidato" teve uma média de 20 a 30 votos por urna, em todos os bairros. Foi, de longe, o mais votado, com quase 100 mil votos - mais do que o partido que mais recebeu votos, que teve cerca de 95 mil, e muito mais do que o vereador com maior votação, que teve 11 mil.


Eis aí o rinoceronte Cacareco, uma celebridade em 1959

Macaco Tião: 400 mil votos em 1988
Na eleição municipal de 1988 (que, em São Paulo, foi vencida pela candidata do PT, Luiza Erundina e, no Rio de Janeiro, por Marcelo Alencar, do PDT) os humoristas do “Casseta e Planeta”, que tinham o programa “TV Pirata” na Globo, lançaram a candidatura do Macaco Tião. Ele foi o 3º mais votado, com 400 mil votos, ou 9,5% do total.


O Macaco Tião, outra celebridade das eleições, desta vez, um carioca.
Com o voto eletrônico, ficou impossível usar como protesto o voto nulo ou candidaturas falsas como estas do rinoceronte paulista e do chimpanzé carioca. Mas a população não deixou de “protestar”, de maneira míope, é claro. Os eleitores passaram a votar em candidatos como, por exemplo, na eleição deste ano, de figuras como o humorista Francisco Everardo Oliveira Silva, o "Titirica" (PR); da modelo e apresentadora de TV Suellem Aline Mendes Silva, "Mulher Pêra" (PTN); e da funkeira carioca Tatiana dos Santos Lourenço, a "Tati Quebra Barraco" (PTC).

A mulher-pêra, como ela gosta, cercada de flashes.

Tati Quebra Barraco... Eu mereço?
A continuidade de uma consciência política limitada dos eleitores brasileiros não é só entre os mais pobres, mas principalmente na classe média. O sistema eleitoral brasileiro está com suas entranhas expostas. O evento demonstra o desânimo do eleitor. Isso não justifica. Nada justifica. Infelizmente o brasileiro tem e terá sempre o governo que merece, eleito pela própria população. Eu sou partidária fervorosa do voto facultativo. Eu adoraria ver a quantidade de votos que os políticos rançosos, que nos arrastaram até aqui, conseguiriam arrancar dos eleitores brasileiros.


Um comentário:

  1. Isso tudo mata-me de vergonha, Eliane... a diferença entre o macaco Simão e o Tirica é que Tiririca vai assumir (caso não seja analfabeto), e vai fazer seu pé de meia às custas dos protestadores e também dos lúcidos. POR QUE NÃO PROTESTAM BOTANDO FOGO NO PRÓPRIO CARRO?! DÁ NA MESMA!!!

    Uma coisa é unâninme no eleitorado brasileiro: todos concordam que para se candidatar, o cidadão teria que ser concursado e aprovado, para comprovar sua capacidade de assumir cargos de grande relevância para o futuro de todos.

    Mas na república dos bananas, para ser presidente da república, inclusive, basta ter nascido no Brasil, saber ler e escrever e estar vivo. Que dureza...

    Abraços!
    Adriano

    ResponderExcluir

Tô só de olho em você...
Já ia sair de fininho sem deixar um comentário, né?!
Eu gosto de saber sua opinião sobre o que escrevo.
Não tem de ser só elogio... Quero sua opinião de verdade!