quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Pra descontrair... Cap.II - Jeannie é um Gênio

Quem não se lembra do seriado Jeannie é um Gênio? Junto com A Feiticeira, eram os seriados de maior audiência nos anos 60/70. O seriado foi criado e produzido por Sidney Sheldon, falecido em 2007.

Sidney Sheldon, criador e produtor do seriado.

Na trama, o então Capitão Anthony Nelson, piloto da Força Aérea Americana e depois astronauta da NASA, cai acidentalmente numa ilha, onde encontra uma misteriosa garrafa. Ao abri-la, descobre que a mesma era a “casa” de uma moça chamada Jeannie, que é um gênio das histórias das Mil e Uma Noites, com incríveis poderes e que o chama de "amo". O piloto a liberta, mas a moça se apaixona por ele e o acompanha até sua casa nos EUA, onde passa a tumultuar a vida do pobre homem e também do Dr. Bellows, médico e psiquiatra da NASA que acompanha Nelson e tenta descobrir a causa das coisas estranhas que passam a acontecer quando ele está por perto, mas sempre é convencido de que o louco é ele e não o piloto.

Bill Daily, Hayden Rorke, Larry Hagman e Barbara Eden
Na realidade, as confusões do Dr. Bellows, ao final de cada episódio, eram, para mim, a melhor parte da estória. Sempre tive uma dúvida cruel sobre a cor dos uniformes do Major Nelson e do Major Healey. O do Major Nelson era azul e o do Major Healey era verde oliva. Nunca entendi porque uma companhia de entretenimento daquele porte deixaria passar, durante todas as temporadas, um mico desses.

Uniformes de cores diferentes...
Não satisfeita, após de já conviver com esta dúvida por mais de 30 anos, fui pesquisar através do Google e descobri o seguinte:
O Capitão Roger Healey foi promovido a major juntamente com seu melhor amigo o astronauta Tony Nelson, mas Roger era do exército, não da aeronáutica, isto explica porque seu uniforme era verde oliva, diferente do de Tony. Não sei se me convenço com esta desculpa. Enfim, tentemos agradar a gregos e troianos.


No elenco estavam:
# Barbara Eden - Jeannie
# Larry Hagman - Major Anthony Nelson
# Bill Daily - Major Roger Healey
# Hayden Rorke - Dr. Bellows
# Emmaline Henry - Amanda Bellows
# Barton MacLaine - General Peterson
# Vinton Hayworth - General Shaeffer
 

Deste elenco, estão vivos Bill Daily, o major Healey que está com 80 anos e até recentemente fez aparições em sitcoms americanas. Barbara Eden, a Jeannie, que parece ter se aposentado, e também Larry Hagman, o Major Nelson, que fez um transplante de fígado cerca do ano 2000.
Achei interessante postar fotos de antes de depois dos atores ainda vivos.

Larry Hagman e Barbara Eden no seriado
Larry Hagman e Barbara Eden em 2005

Bill Daily, o Major Roger Healey, em 2010

Jeannie e o Gal. Peterson
Ainda falta me explicarem porque o General Peterson usava farda azul como a do Major Nelson. General só existe no Exército (pelo menos aqui no Brasil, com certeza) e sua farda deveria ser verde-oliva.

3 comentários:

  1. É sempre gostoso recordar desta serie, e sua materia está muito legal. Sobretudo nas fotos comparativas antes vs depois! Mas, sobre a questão dos uniformes eu ouvi uma estória diferente. Vinda do próprio Healey/Billy num programa de entrevistas (acho que em 2007) no qual os tres participaram. Ele comenta que o uniforme usado por dele era uma cópia do usado pela Força Aerea Canadense daquela época, para mim fazia sentido uma vez que havia uma estreita cooperação entre as duas forças aéreas em varios projetos.
    Claro que gravei a entrevista (o programa era do "Larry King"), porem estou mudança e me será impossivel encontrar esta fita no momento. Talvez seja possivel encontrar no YouTube.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Mário Jorge. Obrigada pela visita ao blog. É bom saber de outras explicações para este "mistério". rsrs Fica aqui sua colaboração e eu agradeço tê-la deixado no comentário.

    Forte abraço,
    Eliane Bonotto

    ResponderExcluir
  3. Olá Eliane, você sabe se Bill Daily e Larry Hagman chegaram a ser amigos fora da telinha? Não achei nada sobre isso na web. Obrigado!

    ResponderExcluir

Tô só de olho em você...
Já ia sair de fininho sem deixar um comentário, né?!
Eu gosto de saber sua opinião sobre o que escrevo.
Não tem de ser só elogio... Quero sua opinião de verdade!