quarta-feira, 20 de abril de 2011

Você conhecia esse pássaro? Eu não...

O Diamante-de-gould é um pássaro da ordem Passeriformes, cujo nome científico é Chloebia gouldiae. É originário da Austrália. É um pássaro muito procurado para animal de estimação por ser muito colorido. Normalmente o macho tem o brilho mais forte. Quando adulto, sua altura média é de 12 a 14 cm.
É uma ave originária do norte da Austrália e que foi levada para a Europa em meados do século XIX pelo ornitólogo John Gould, de quem herdou o nome. Desde então, conquistou admiradores em todo o mundo, devido à profusão de cores que apresenta. Sua reprodução é bastante difícil. Existem ainda determinados fatores da recessão da espécie, que tornam a criação de Diamantes-de-gould um trabalho ingrato, já que um mau cruzamento leva à morte de muitas das crias. Para cortejar a fêmea, o macho faz uma dança impressionante de ver. Ele curva-se perante ela, balança a cabeça por uns 10 segundos e logo após, começa a saltitar com o peito estufado e com o olhar fixo na fêmea. No período de acasalamento é comum o bico do macho tornar-se mais claro e o da fêmea mais escuro.

A profusão de cores vivas nesta espécie é impressioante

São pássaros muito sociais, podem ser encontrados em bandos e, na época da ninhada, pode haver mais de um ninho numa mesma árvore. Os filhotes deixam os ninhos com 3 semanas de idade. São pássaros quietos, e vivem normalmente longe dos homens. Seu canto não é ouvido em longas distâncias mas é bastante melodioso, apesar de alguns criadores não acharem belo o seu canto. Eles gostam de pegar os primeiros raios de sol da manhã. Se você tiver possibilidade, arranje um local sem correntes de ar para onde esteja voltado o nascente. Tal como o canário, o Diamante-de-Gould gosta de mudar de poleiro permanentemente. É aconselhável, portanto, vários poleiros na mesma gaiola, para a ave se exercitar.

Espécie com status de "em perigo"

O número de pássaros dessa espécie, foi reduzido drasticamente na natureza durante o século XX. Seu habitat foi reduzido e alterado. E também foram consideravelmente reduzidos por uma espécie de ácaro, que os levava à morte. Sua coloração muito colorida, chama atenção dos predadores, ficando fácil sua identificação na hora da caça.

Ordem: Passeriformes
Espécie: Chloebia gouldiae - Gould, 1844




0 comentários:

Postar um comentário

Tô só de olho em você...
Já ia sair de fininho sem deixar um comentário, né?!
Eu gosto de saber sua opinião sobre o que escrevo.
Não tem de ser só elogio... Quero sua opinião de verdade!