sexta-feira, 1 de abril de 2011

Poisson d'Avril

A tradição do Dia da Mentira remonta a 1564, ano em que Catarina de Médicis, regente da França em nome de Carlos IX, deliberou por decreto que o ano civil começaria a 1 de janeiro. Até então, o ano civil começava no primeiro dia de abril, em plena primavera. Mesmo com tal mudança não se alteraram certos costumes. Assim, tendo-se transferido para o 1º de Janeiro o hábito de trocar prendas e votos de Boas Festas, não deixou de se manter o mesmo costume também no dia 1º de abril. Simplesmente, como esta data tinha perdido o significado anterior, as prendas e mensagens que continuaram a trocar passaram a ser fictícias. O dia 1 de abril iria se tornar, portanto, o dia em que a astúcia dos mais engenhosos fazia com que muitos rissem à custa dos que acreditavam nas suas fantasias, por vezes delirantes.
Este costume rapidamente se expandiu por toda a Europa e outras partes do mundo, pois a França era então o modelo cultural de todas as civilizações ocidentais. E por que poisson? Simplesmente porque no calendário zodiacal, a data sucede ao período reservado ao signo dos Peixes.
Atualmente, na França, as crianças costumam colar a figura de um peixe nas costas dos outros. E riem do fato, visto que é o “Poisson d’avril”, o “dia da mentira”. De fato, é uma celebração meio bobinha, mas os franceses curtem à beça. Vá entender! 





Um comentário:

Tô só de olho em você...
Já ia sair de fininho sem deixar um comentário, né?!
Eu gosto de saber sua opinião sobre o que escrevo.
Não tem de ser só elogio... Quero sua opinião de verdade!